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Estudo de diferentes tipos de solo em túnel de vento através de simulação numérica (2009)

  • Authors:
  • Autor USP: BUSCARIOLO, FILIPE FABIAN - EP
  • Unidade: EP
  • Sigla do Departamento: PME
  • Subjects: TÚNEIS DE VENTO; DINÂMICA DOS FLUÍDOS COMPUTACIONAL; MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS
  • Language: Português
  • Abstract: O trabalho aqui apresentado visa estudar diferentes tipos de solo que ficam localizados na seção de testes de um túnel de vento e verificar a influência gerada sobre o coeficiente de arrasto de um veículo, utilizando simulações numéricas computacionais. O coeficiente de arrasto de um veículo é a propriedade aerodinâmica mais importante de um veículo e, quanto mais baixo for esse valor, melhor será seu rendimento, além de melhorar o consumo de combustível, item de muita preocupação hoje no projeto de novos veículos. Partindo de um ensaio real de uma pequena caminhonete em túnel de vento com piso fixo, um modelo virtual igual é construído e analisado por CFD, nas mesmas condições de teste do ensaio real. A diferença de resultado entre o coeficiente de arrasto medido em túnel de vento e o cálculo por simulação é de 0,25%, mostrando que o método de simulação possui grande confiabilidade. Posteriormente, outras duas simulações considerando respectivamente outros dois tipos de solo: plataforma elevada e esteira rolante são analisadas e apresentaram diferenças de decréscimo valor de arrasto de 0,002 e 0,012 respectivamente, para o valor do coeficiente de arrasto obtido na simulação com piso fixo, mostrando a influência de alterar o tipo do solo na seção de testes do túnel de vento. Complementarmente, são realizados dois estudos: o primeiro considerou apenas uma roda isolada em condição de piso fixo e com esteira rolante, na mesma seção de testes do túnel de vento, visando medir a influência de mudar tipos de solo, sem utilizar um veículo completo, economizando em processamento e preparação de modelo. O segundo estudo considerou 3 diferentes tamanhos de malha sendo eles 5, 10 e 20 mm e medir a influência disso no resultado do coeficiente de arrasto obtido.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 08.10.2009
  • Acesso à fonte
    How to cite
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    • ABNT

      BUSCARIOLO, Filipe Fabian. Estudo de diferentes tipos de solo em túnel de vento através de simulação numérica. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3150/tde-18122009-143330/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Buscariolo, F. F. (2009). Estudo de diferentes tipos de solo em túnel de vento através de simulação numérica (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3150/tde-18122009-143330/
    • NLM

      Buscariolo FF. Estudo de diferentes tipos de solo em túnel de vento através de simulação numérica [Internet]. 2009 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3150/tde-18122009-143330/
    • Vancouver

      Buscariolo FF. Estudo de diferentes tipos de solo em túnel de vento através de simulação numérica [Internet]. 2009 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3150/tde-18122009-143330/


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