Cultura na fazenda: um estudo sobre apropriação da leitura como negociação de sentidos (2009)
- Authors:
- Autor USP: OLIVEIRA, AMANDA LEAL DE - ECA
- Unidade: ECA
- Sigla do Departamento: CBD
- Subjects: LEITURA; HÁBITO DE LEITURA; FORMAÇÃO DE LEITORES; EDUCAÇÃO INFANTIL; CENTROS CULTURAIS; INFOEDUCAÇÃO
- Language: Português
- Abstract: Esta pesquisa discute questões que envolvem a apropriação da leitura na perspectiva da negociação de sentidos, ou seja, segundo abordagem sociocultural que considera o ato de ler em suas dimensões de ato de significação envolvendo sujeitos e dispositivos sociais de diferentes naturezas aí implicados. O paradigma norteador do estudo foi o protagonismo cultural, entendido como ação afirmativa dos sujeitos em suas refações com a cultura e o conhecimento, preocupação que alicerça estudos e pesquisas do Colaboratório de Infoeducação (Colabori) da ECA/USP, ao qual este estudo se soma. A pesquisa foi realizada a partir da implantação de um projeto de leitura desenvolvido em duas escolas municipais rurais, em Minas Gerais, e, depois, em um Centro Cultural, construído na mesma fazenda. A experiência de mediação de leitura mostrou-se diferenciada, pela força da oralidade na vida dessas pessoas, gerando questões teóricas e práticas diversas: como aconteceria o encontro entre culturas de bases oral e escrita? O que seria leitura e "não-leitura"? Os referenciais teóricos do trabalho foram encontrados principalmente em Roger Chartier, Robert Escarpit, Paulo Freire, Edmir Perrotti e Ivete Pieruccini. O estudo pretende tornar evidente a importância da negociação de sentidos como conceito correlato à mediação cultural dialógica nos processos de significação comprometidos com o protagonismo cultural. Os leitores da Fazenda desdobraram e ampliaram as propostas de leitura que lhes foramfeitas, em função de suas histórias, suas memórias, repertórios e práticas culturais. Foram protagonistas culturais, favorecidos pelas mediações culturais dialógicas aí realizadas
- Imprenta:
- Data da defesa: 28.09.2009
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ABNT
OLIVEIRA, Amanda Leal de. Cultura na fazenda: um estudo sobre apropriação da leitura como negociação de sentidos. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-19102009-142344/. Acesso em: 20 abr. 2024. -
APA
Oliveira, A. L. de. (2009). Cultura na fazenda: um estudo sobre apropriação da leitura como negociação de sentidos (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-19102009-142344/ -
NLM
Oliveira AL de. Cultura na fazenda: um estudo sobre apropriação da leitura como negociação de sentidos [Internet]. 2009 ;[citado 2024 abr. 20 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-19102009-142344/ -
Vancouver
Oliveira AL de. Cultura na fazenda: um estudo sobre apropriação da leitura como negociação de sentidos [Internet]. 2009 ;[citado 2024 abr. 20 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-19102009-142344/ - A negociação cultural: um novo paradigma para a mediação e a apropriação da cultura escrita
- Apropriação da cultura escrita e sociedades plurais: entre o uso instrumental e a experiência essencial
- A bibliotecária dinamarquesa e a negociação cultural: novo paradigma para a mediação e apropriação da informação
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