Exportar registro bibliográfico

Cultura na fazenda: um estudo sobre apropriação da leitura como negociação de sentidos (2009)

  • Authors:
  • Autor USP: OLIVEIRA, AMANDA LEAL DE - ECA
  • Unidade: ECA
  • Sigla do Departamento: CBD
  • Subjects: LEITURA; HÁBITO DE LEITURA; FORMAÇÃO DE LEITORES; EDUCAÇÃO INFANTIL; CENTROS CULTURAIS; INFOEDUCAÇÃO
  • Language: Português
  • Abstract: Esta pesquisa discute questões que envolvem a apropriação da leitura na perspectiva da negociação de sentidos, ou seja, segundo abordagem sociocultural que considera o ato de ler em suas dimensões de ato de significação envolvendo sujeitos e dispositivos sociais de diferentes naturezas aí implicados. O paradigma norteador do estudo foi o protagonismo cultural, entendido como ação afirmativa dos sujeitos em suas refações com a cultura e o conhecimento, preocupação que alicerça estudos e pesquisas do Colaboratório de Infoeducação (Colabori) da ECA/USP, ao qual este estudo se soma. A pesquisa foi realizada a partir da implantação de um projeto de leitura desenvolvido em duas escolas municipais rurais, em Minas Gerais, e, depois, em um Centro Cultural, construído na mesma fazenda. A experiência de mediação de leitura mostrou-se diferenciada, pela força da oralidade na vida dessas pessoas, gerando questões teóricas e práticas diversas: como aconteceria o encontro entre culturas de bases oral e escrita? O que seria leitura e "não-leitura"? Os referenciais teóricos do trabalho foram encontrados principalmente em Roger Chartier, Robert Escarpit, Paulo Freire, Edmir Perrotti e Ivete Pieruccini. O estudo pretende tornar evidente a importância da negociação de sentidos como conceito correlato à mediação cultural dialógica nos processos de significação comprometidos com o protagonismo cultural. Os leitores da Fazenda desdobraram e ampliaram as propostas de leitura que lhes foramfeitas, em função de suas histórias, suas memórias, repertórios e práticas culturais. Foram protagonistas culturais, favorecidos pelas mediações culturais dialógicas aí realizadas
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 28.09.2009
  • Acesso à fonte
    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      OLIVEIRA, Amanda Leal de. Cultura na fazenda: um estudo sobre apropriação da leitura como negociação de sentidos. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-19102009-142344/. Acesso em: 20 abr. 2024.
    • APA

      Oliveira, A. L. de. (2009). Cultura na fazenda: um estudo sobre apropriação da leitura como negociação de sentidos (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-19102009-142344/
    • NLM

      Oliveira AL de. Cultura na fazenda: um estudo sobre apropriação da leitura como negociação de sentidos [Internet]. 2009 ;[citado 2024 abr. 20 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-19102009-142344/
    • Vancouver

      Oliveira AL de. Cultura na fazenda: um estudo sobre apropriação da leitura como negociação de sentidos [Internet]. 2009 ;[citado 2024 abr. 20 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-19102009-142344/


Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024