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Avaliação educacional em enfermagem na perspectiva da complexidade: a trama das interações e estratégias de (sobre) vivência (2009)

  • Authors:
  • Autor USP: RIBEIRO, MARA REGINA ROSA - EE
  • Unidade: EE
  • Sigla do Departamento: ENO
  • Subjects: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS (ENFERMAGEM); INTERAÇÃO PROFESSOR ALUNO
  • Language: Português
  • Abstract: A investigação foi desenvolvida em uma universidade pública da região centro-oeste, e teve como foco de interesse o processo interativo entre professores e alunos de um curso de graduação em enfermagem, que gerou a seguinte pergunta de pesquisa: como se processa a interação entre professores e alunos, na avaliação do ensino aprendizagem? Teve como objetivo principal conhecer e compreender a interação entre esses atores sociais, na avaliação do processo ensino-aprendizagem. O Pensamento Complexo foi o referencial epistemológico adotado, e o Estudo de Caso apresentou-se como uma opção compatível à investigação. As técnicas de coleta de dados foram Consulta a Documentos, Observação Participante e Entrevistas Semi-estruturadas com gestores, professores e alunos de três momentos do curso inicial, intermediário e final. A coleta de dados se estendeu entre fevereiro/2007 e fevereiro/2008. Os dados coletados foram organizados e analisados em três dimensões estrutural, particular e singular do fenômeno. A análise foi realizada a partir de categorias empíricas, que emergiram no processo - Os sentidos atribuídos; O entorno das Interações; e as Estratégias de (Sobre)Vivência, e de categorias analíticas, definidas a priori Princípio Hologramático, Princípio Recursivo, Princípio Dialógico. As estratégias de (sobre)vivência, apresentam-se como a essência da experiência investigada, e consistem em sistemas de defesa e adaptação, utilizados por professores e alunos, paramitigar sofrimentos, incertezas e ansiedades gerados pelo ser docente e acadêmico de um curso de graduação em enfermagem. As interações permeiam o processo ensino aprendizagem e de avaliação, e interferem nos resultados tanto em nível individual como coletivo. Os resultados apontam para a necessidade de tecer malhas de cordialidade, solidariedade e compreensão no grupo estudado, e de realizar investimentos na ) formação docente, em especial nos aspectos relativos à competência relacional
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 16.12.2009
  • Acesso à fonte
    How to cite
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    • ABNT

      RIBEIRO, Mara Regina Rosa. Avaliação educacional em enfermagem na perspectiva da complexidade: a trama das interações e estratégias de (sobre) vivência. 2009. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7136/tde-11012010-141909/. Acesso em: 18 abr. 2024.
    • APA

      Ribeiro, M. R. R. (2009). Avaliação educacional em enfermagem na perspectiva da complexidade: a trama das interações e estratégias de (sobre) vivência (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7136/tde-11012010-141909/
    • NLM

      Ribeiro MRR. Avaliação educacional em enfermagem na perspectiva da complexidade: a trama das interações e estratégias de (sobre) vivência [Internet]. 2009 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7136/tde-11012010-141909/
    • Vancouver

      Ribeiro MRR. Avaliação educacional em enfermagem na perspectiva da complexidade: a trama das interações e estratégias de (sobre) vivência [Internet]. 2009 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7136/tde-11012010-141909/

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