Preferências alimentares no ambiente escolar (2008)
- Autor:
- Autor USP: SILVA, MARINA VIEIRA DA - ESALQ
- Unidade: ESALQ
- DOI: 10.20396/san.v15i2.1818
- Assuntos: ALIMENTAÇÃO ESCOLAR; HÁBITOS ALIMENTARES
- Idioma: Português
- Resumo: Na totalidade das escolas públicas de ensino infantil e fundamental do Brasil está presente o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE e, em expressiva parcela das unidades, encontram-se disponíveis as cantinas/lanchonetes escolares. A presença destes dois serviços nas unidades de ensino possivelmente traz dificuldades para que os alunos selecionem os alimentos da dieta. O estudo teve por objetivo identificar as preferências alimentares de crianças e adolescentes no ambiente escolar, analisando a influência do convívio do PNAE e das cantinas sobre o comportamento alimentar dos estudantes. Para tanto, foram realizadas entrevistas, utilizando-se de formulário especificamente elaborado, junto a 324 escolares (com idade entre 6 e 14 anos) de seis unidades públicas de Campinas (SP). Os resultados revelaram que 75% dos alunos aderiam ao PNAE, sendo que 38,3% participavam freqüentemente (entre quatro e cinco dias por semana)A aceitação dos alunos às preparações do cardápio do PNAE esteve diretamente associada com a freqüência de adesão ao programa. As preparações do cardápio apresentaram maior aceitabilidade entre os alunos de menor idade e não foram observadas diferenças quanto à aceitação das preparações e os rendimentos familiares per capita. As refeições salgadas do tipo prato único e as sopas foram as menos selecionadas para integrar o cardápio do PNAE. Cerca de 76% dos alunos aderiam à cantina, sendo que maior proporção (63,8%) adquiria alimentos esporadicamente (até dois dias por semana). A adesão à cantina foi mais freqüente entre as meninas e entre os alunos com maiores rendimentos. Quanto à convivência dos serviços escolares, observou-se tanto uma relação de complementaridade quanto de substituição da merenda escolar em relação aos alimentos comercializados na cantina. Evidenciou-se a necessidade de orientação, para que os alunos optem de forma consciente pelos alimentos disponíveis nas escolas
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Segurança Alimentar e Nutricional
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 15/16, n. 2/1, 2008/09, p. 67-85 (2008)
- Este periódico é de acesso aberto
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- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
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ABNT
DANELON, Mariana Schievano. Preferências alimentares no ambiente escolar. Segurança Alimentar e Nutricional, v. 15/16, n. 2/1, p. 67-85 (2008), 2008Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.20396/san.v15i2.1818. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Danelon, M. S. (2008). Preferências alimentares no ambiente escolar. Segurança Alimentar e Nutricional, 15/16( 2/1), 67-85 (2008). doi:10.20396/san.v15i2.1818 -
NLM
Danelon MS. Preferências alimentares no ambiente escolar [Internet]. Segurança Alimentar e Nutricional. 2008 ; 15/16( 2/1): 67-85 (2008).[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.20396/san.v15i2.1818 -
Vancouver
Danelon MS. Preferências alimentares no ambiente escolar [Internet]. Segurança Alimentar e Nutricional. 2008 ; 15/16( 2/1): 67-85 (2008).[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.20396/san.v15i2.1818 - A contribuição do leite e derivados para o valor energético total - VET - disponível nos domicílios das famílias brasileiras
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Informações sobre o DOI: 10.20396/san.v15i2.1818 (Fonte: oaDOI API)
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