Ensino da metodologia de pesquisa em história da enfermagem: avaliação de estratégia pedagógica para a graduação (2009)
- Authors:
- Autor USP: LUCHESI, LUCIANA BARIZON - EERP
- Unidade: EERP
- Subjects: ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS; HISTÓRIA DA ENFERMAGEM (ESTUDO)
- Language: Português
- Abstract: Objetivo: identificar o impacto da utilização de uma estratégia pedagógica para o ensino de metodologia de pesquisa em História da Enfermagem, em um Curso desenvolvido para estudantes de graduação em Enfermagem. Métodos: trata-se de estudo descritivo, de natureza quantitativa, que teve como fonte de dados um questionário auto aplicável, com questões fechadas e abertas, e uma redação elaborada pelos alunos de Enfermagem ao final do Curso, sobre a percepção dos mesmos acerca da importância do estudo da História da Enfermagem. Resultados: dentre os participantes do curso, 33,3% participaram do estudo. Entende-se que o curso foi bem sucedido na avaliação dos estudantes, contribuindo para o amadurecimento profissional, científico e cultural dos mesmos. Conclusão: houve demonstração de introjeção de conceitos presentes na literatura científica e apresentou, ainda, como impacto a produção de cincomicro-projetos de pesquisa e a consolidação de um laboratório de estudos interinstitucionalObjetivo: identificar el impacto de la utilización de una estrategia pedagógica para la enseñanza de metodología de la investigación en la Historia de la Enfermería en un curso diseñado para estudiantes de pregrado en enfermería. Método: estudio descriptivo, cuantitativo, que tuvo como fuente de datos un cuestionario auto-administrado con preguntas cerradas y abiertas y un ensayo preparado por los estudiantes de enfermería en el final del curso sobre su percepción de la importancia de lo estudio de la Historia de la Enfermería en la formación profesional. Resultados: entre los participantes en el curso 33,3% participó en el estudio. Se concluyó que el curso fue un éxito en la evaluación de los estudiantes y contribuyó para una visión más madura para el desarrollo profesional, científico y cultural de los estudiantes. Conclusión: hubo demostración de la internalización de los conceptos descritos en la literatura científica y también se presenta como impacto la producción de cinco micro-proyectos de investigación y la consolidación de un laboratorio de estudios interinstitucional
- Imprenta:
- Publisher place: Rio de Janeiro
- Date published: 2009
- Source:
- Título do periódico: Revista de Pesquisa: cuidado é fundamental online
- ISSN: 2175-5361
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 1, n. 2, p. 434-446, 2009
-
ABNT
LUCHESI, Luciana Barizon e AMORIM, Wellington Mendonça de e PORTO, Fernando. Ensino da metodologia de pesquisa em história da enfermagem: avaliação de estratégia pedagógica para a graduação. Revista de Pesquisa: cuidado é fundamental online, v. 1, n. 2, p. 434-446, 2009Tradução . . Disponível em: http://seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/index. Acesso em: 05 maio 2024. -
APA
Luchesi, L. B., Amorim, W. M. de, & Porto, F. (2009). Ensino da metodologia de pesquisa em história da enfermagem: avaliação de estratégia pedagógica para a graduação. Revista de Pesquisa: cuidado é fundamental online, 1( 2), 434-446. Recuperado de http://seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/index -
NLM
Luchesi LB, Amorim WM de, Porto F. Ensino da metodologia de pesquisa em história da enfermagem: avaliação de estratégia pedagógica para a graduação [Internet]. Revista de Pesquisa: cuidado é fundamental online. 2009 ; 1( 2): 434-446.[citado 2024 maio 05 ] Available from: http://seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/index -
Vancouver
Luchesi LB, Amorim WM de, Porto F. Ensino da metodologia de pesquisa em história da enfermagem: avaliação de estratégia pedagógica para a graduação [Internet]. Revista de Pesquisa: cuidado é fundamental online. 2009 ; 1( 2): 434-446.[citado 2024 maio 05 ] Available from: http://seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/index - O álcool na Revista Brasileira de Enfermagem: evolução histórica do discurso dos profissionais
- A criação e organização da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP: retrato histórico através da legislação
- Missa católica na formação da enfermeira brasileira, em Ribeirão Preto (SP) (1957)
- A visibilidade da criação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo na imprensa escrita (1951-1952)
- Reconstituição do uniforme da primeira turma da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, em escala reduzida
- Imagem do enfermeiro sob a ótica de alunos do ensino médio: elaboração de instrumento
- Exposição virtual: enfermagem sem fronteira
- Tarsila do Amaral e Glete de Alcântara: história em arte e fotografia
- Imagem do Enfermeiro segundo a visão de estudantes do ensino médio: desenvolvimento de Questionário Multidimensional
- Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo: rito de passagem da lâmpada (1957)
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas