Potencial de aplicação de conhecimento produzido na Análise Experimental do Comportamento sobre formação de classes de equivalência e comportamento verbal (2009)
- Autor:
- Autor USP: HÜBNER, MARIA MARTHA COSTA - IP
- Unidade: IP
- Subjects: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO; INTERAÇÃO INTERPESSOAL
- Language: Português
- Abstract: O objetivo da mesa redonda é apresentar estudos experimentais sobre formação de classes de equivalência e comportamento verbal, na perspectiva da Análise do Comportamento, e discutir o seu potencial de aplicação ao ensino e à compreensão das interações humanas. O primeiro trabalho abordará a formação de classes de equivalência em organismos não-humanos e sua possibilidade de ser um modelo experimental para o estudo de rudimentos de comportamento simbólico, descrevendo e demonstrando, sob condições controladas, pelo menos um dos processos subjacentes a comportamentos descritos em outras áreas como inferência indutiva. O segundo trabalho apresentará pesquisas sobre comportamento controlado verbalmente, que têm investigado os efeitos de diferentes conseqüências sobre a manutenção do comportamento de seguir regras de crianças, as quais têm sido expostas a um delineamento que, de modo geral, consiste em expor os participantes a regras correspondentes às contingências e observar se o comportamento de seguir regras se mantém após mudanças nas contingências de reforço programadas, quando diferentes tipos de conseqüências contingentes à manutenção ou não, do comportamento de seguir regras, são manipuladas. O terceiro trabalho descreverá três estudos conduzidos com o objetivo de verificar o efeito do reforçamento diferencial de uma classe de respostas sobre outra,indicando o estabelecimento do controle verbal como um procedimento para o aumento da freqüência de comportamentos relevantes, como o de ler e fazer exercícios físicos.A transição do laboratório para a aplicação será discutida como foco central, apontando as implicações dos estudos acima para a compreensão de processos comportamentais complexos envolvidos em fenômenos conhecidos na Psicologia como inferência indutiva, seguimento de instruções e persuasão
- Imprenta:
- Publisher: Universidade Federal do Pará
- Publisher place: Belém, PA
- Date published: 2009
- Source:
- Conference titles: Congresso Norte Nordeste de Psicologia
-
ABNT
HUBNER, Maria Martha Costa. Potencial de aplicação de conhecimento produzido na Análise Experimental do Comportamento sobre formação de classes de equivalência e comportamento verbal. 2009, Anais.. Belém, PA: Universidade Federal do Pará, 2009. Disponível em: http://www.conpsi6.ufba.br/. Acesso em: 18 abr. 2024. -
APA
Hubner, M. M. C. (2009). Potencial de aplicação de conhecimento produzido na Análise Experimental do Comportamento sobre formação de classes de equivalência e comportamento verbal. In - CONPSI "Psicologia e Compromisso Social: Unidade na Diversidade" reitera este compromisso da Psicologia brasileira. Belém, PA: Universidade Federal do Pará. Recuperado de http://www.conpsi6.ufba.br/ -
NLM
Hubner MMC. Potencial de aplicação de conhecimento produzido na Análise Experimental do Comportamento sobre formação de classes de equivalência e comportamento verbal [Internet]. - CONPSI "Psicologia e Compromisso Social: Unidade na Diversidade" reitera este compromisso da Psicologia brasileira. 2009 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.conpsi6.ufba.br/ -
Vancouver
Hubner MMC. Potencial de aplicação de conhecimento produzido na Análise Experimental do Comportamento sobre formação de classes de equivalência e comportamento verbal [Internet]. - CONPSI "Psicologia e Compromisso Social: Unidade na Diversidade" reitera este compromisso da Psicologia brasileira. 2009 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.conpsi6.ufba.br/ - Estudos em relações de equivalência: uma contribuição a investigação do controle por unidades mínimas na aprendizagem de leitura com pré-escolares
- Efeito da regra no comportamento de cooperar no jogo do dilema do prisioneiro
- Controle múltiplo no comportamneto verbal: humor brasileiro e operantes relacionados
- Um procedimento de redução de erros em testes de generalização de leitura e outros ganhos indiretos do paradigma de equivalência
- Revisando diagnósticos clássicos relativos às dificuldades de aprendizagem
- Effects of the reinforcement of equivalence relations upon the minimal units control in reading
- Silêncio!: uma lição da escola que muitos não esquecem
- Revombinative generalization in minimal verbal unit-based reading instruction for pre-reading children
- Psiquiatria interdisciplinar
- Psicologia da saúde, psicologia hospitalar e análise do comportamento
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas