Proposta de integração do sistema de automação de subestações retificadoras do sistema metrô-ferroviário brasileiro (2010)
- Authors:
- Autor USP: SOUSA, CARLOS ALBERTO DE - EP
- Unidade: EP
- Sigla do Departamento: PEA
- Assunto: SUBESTAÇÕES ELÉTRICAS (AUTOMAÇÃO)
- Language: Português
- Abstract: Esta dissertação apresenta uma proposta de integração sistêmica da automação das subestações retificadoras do sistema metrô-ferroviário, apoiada nos ganhos de confiabilidade que podem ser obtidos caso a mesma seja implementada, e na priorização da eficiência de operação do sistema em questão. A pesquisa apóia-se na necessidade de atender à perspectiva de aumento de demanda de energia elétrica nos processos de expansão e modernização deste sistema, amplamente usado pela população brasileira. A partir do estudo e análise do atual sistema de automação existente nas subestações do sistema metro-ferroviário brasileiro, da arquitetura de hardware e software, foi possível investigar como a integração dos dados pertencentes aos sistemas de controle da subestação e do Centro de Controle Operacional – CCO pode permitir o aumento da confiabilidade e da flexibilidade de operação. Para quantificar estes ganhos de confiabilidade é apresentado o desenvolvimento do modelo de confiabilidade de Markov aplicado ao sistema de automação de subestações retificadoras. A metodologia utilizada procedeu ao levantamento e análise das ocorrências abertas nos anos de 2006, 2007 e 2008 nas subestações retificadoras do metrô de São Paulo, calculando o SEU MTBF (Mean Time Between Failures). O estudo conclui que o ganho de confiabilidade é significativo no que se refere à melhoria do transporte público com a aplicação da integração da automação das subestações retificadoras.
- Imprenta:
- Data da defesa: 28.04.2010
-
ABNT
SOUSA, Carlos Alberto de. Proposta de integração do sistema de automação de subestações retificadoras do sistema metrô-ferroviário brasileiro. 2010. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-18082010-161334/. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Sousa, C. A. de. (2010). Proposta de integração do sistema de automação de subestações retificadoras do sistema metrô-ferroviário brasileiro (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-18082010-161334/ -
NLM
Sousa CA de. Proposta de integração do sistema de automação de subestações retificadoras do sistema metrô-ferroviário brasileiro [Internet]. 2010 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-18082010-161334/ -
Vancouver
Sousa CA de. Proposta de integração do sistema de automação de subestações retificadoras do sistema metrô-ferroviário brasileiro [Internet]. 2010 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-18082010-161334/ - Desenvolvimento de algoritmo de controle de tração para regeneração de energia metroviária - ACTREM: melhoria da eficiência energética de sistemas de tração metroviária
- Traction control algorithm development for energy regeneration subway - ACTREM: energy efficiency improvement of traction rail systems
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas