Uma estratégia alternativa para o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos básicos de fisiologia endócrina (2010)
- Authors:
- Autor USP: NUNES, MARIA TEREZA - ICB
- Unidade: ICB
- Assunto: FISIOLOGIA
- Language: Inglês
- Abstract: OBJETIVOS: Facilitar a compreensão dos conceitos básicos de fisiologia endócrina pelos alunos de graduação de uma forma participativa, onde o aluno constrói seu conhecimento com a mediação do professor. MÉTODO E RESULTADOS: Primeiramente, um kit feito com cartolina e pedaços de borracha etil vinil acetato (EVA) foi elaborado. Na cartolina havia um esquema de uma célula alvo, que podia ser utilizado pelos alunos da maneira que desejassem. Os pedaços de EVA continham palavras-chave que os alunos deveriam organizar seguindo uma ordem que compreendia desde a síntese e secreção do hormônio, seu mecanismo de ação, até a efetivação das suas ações. Seguindo um roteiro proposto pelo professor, que abordava várias situações, e utilizando o kit acima citado, os alunos estabeleciam hierarquias e sistematizavam as informações obtidas e os conceitos gerados. O roteiro também possuía situações-problema, exigindo discussões entre os alunos e o professor até que se chegasse a uma conclusão. CONCLUSÃO: A utilização desta estratégia tornou conceitos, que são em geral abstratos para os alunos, de mais fácil compreensão, possibilitando um aprendizado mais agradável e interessante. Esse tipo de atividade também pode ser desenvolvido juntamente com a aula expositiva, o que pode ser uma estratégia eficaz para vincular a teoria com a prática e propiciar maior significado ao aprendizado de um conteúdo que exige conhecimentos prévios de biologia celular e bioquímica, fundamentalmente
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Resumos
- Conference titles: Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental
-
ABNT
DAVID-SILVA, A. et al. Uma estratégia alternativa para o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos básicos de fisiologia endócrina. 2010, Anais.. São Paulo: FeSBE, 2010. . Acesso em: 29 mar. 2024. -
APA
David-Silva, A., Oliveira, A. C., Veras, K. M., Prévide, R. M., Croffi, R. V., Amorim, B. S., et al. (2010). Uma estratégia alternativa para o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos básicos de fisiologia endócrina. In Resumos. São Paulo: FeSBE. -
NLM
David-Silva A, Oliveira AC, Veras KM, Prévide RM, Croffi RV, Amorim BS, Okuda LS, Nunes MT. Uma estratégia alternativa para o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos básicos de fisiologia endócrina. Resumos. 2010 ;[citado 2024 mar. 29 ] -
Vancouver
David-Silva A, Oliveira AC, Veras KM, Prévide RM, Croffi RV, Amorim BS, Okuda LS, Nunes MT. Uma estratégia alternativa para o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos básicos de fisiologia endócrina. Resumos. 2010 ;[citado 2024 mar. 29 ] - Papel dos hormonios tireoideanos na regulacao da expressao da mioglobina no tecido muscular esqueletico de ratos
- Efeito da suplementacao de aminoacidos na expressao genica do hormonio de crescimento (gh)
- Efeito da administração de aminoácidos (aa) sobre a expressão gênica do hormônio do crescimento (GH) em células 'GH IND.3'
- Indução da expressão gênica da mioglobina (Mb) em músculo cardíaco de ratos por hormônio tireoideano (HT)
- Hormônio tireoideano (HT) aumenta a expressão da mioglobina (Mb) em músculo cardíaco de ratos hipotireóideos
- Importancia fisiologica da geracao intra-hipofisaria de 'T IND.3' na expressao genica do hormonio do crescimento (gh)
- Estudo da expressão gênica da mioglobina (Mb) em músculo cardíaco de ratos: efeito dos hormônios tireoideanos (HT)
- Efeito da tireoidectomia e da reposição hormonal sobre a expressão gênica da mioglobina (Mb) em músculo cardíaco de ratos
- Efeito da infusão venosa da arginina sobre a expressão gênica do hormônio de crescimento (GH) em ratas
- Importancia fisiologica da geracao intra-hipofisaria de t3 na expressao genica do hormonio do crescimento (gh)
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas