Conhecimento que acompanhantes de pacientes de uma clínica-escola de Fonoaudiologia tem sobre a atuação fonoaudiológica (2010)
- Autores:
- Autor USP: HERRERA, SIMONE APARECIDA LOPES - FOB
- Unidade: FOB
- DOI: 10.1590/S1516-80342010000100009
- Assuntos: FONOAUDIOLOGIA; CONHECIMENTO
- Idioma: Português
- Resumo: OBJETIVO: Avaliar o conhecimento dos acompanhantes de pacientes de uma clínica-escola de Fonoaudiologia sobre a atuação fonoaudiológica. MÉTODOS: Foram entrevistados 200 sujeitos, 100 do grupo experimental (GE) e 100 do grupo controle (GC). Foi realizada a aplicação de questionário para os acompanhantes dos pacientes (GE) e para indivíduos da população em geral (GC). Os dados foram analisados por meio de frequências absolutas e relativas mostradas em tabelas e gráficos. Para comparação entre GE e GC foi utilizado o teste Qui-quadrado e adotado nível de significância de 5% (p<0,05). RESULTADOS: Foi observado que tanto o GE quanto o GC apresentaram um conhecimento restrito sobre a Fonoaudiologia, sendo que a imagem do fonoaudiólogo para a população estudada é a de quem trabalha com fala e audição, sendo pouco frequente a menção a outras áreas de atuação. CONCLUSÃO: Esperava-se que a população de acompanhantes de pacientes em acompanhamento fonoaudiológico tivesse um maior conhecimento sobre a Fonoaudiologia, pois apresentavam um contato mais amplo com essa profissão; porém, notou-se que, para ambos os grupos, a visão do fonoaudiólogo ainda fica restrita a seu aspecto reabilitador. Assim, os fonoaudiólogos precisam divulgar e orientar mais as pessoas sobre sua profissão
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
- ISSN: 1516-8034
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 15, n. 1, p. 40-46, jan./mar. 2010
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
PIMENTEL, Ana Gabriela Lopes e LOPES-HERRERA, Simone Aparecida e DUARTE, Tâmyne Ferreira. Conhecimento que acompanhantes de pacientes de uma clínica-escola de Fonoaudiologia tem sobre a atuação fonoaudiológica. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 15, n. ja/mar. 2010, p. 40-46, 2010Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-80342010000100009. Acesso em: 20 abr. 2024. -
APA
Pimentel, A. G. L., Lopes-Herrera, S. A., & Duarte, T. F. (2010). Conhecimento que acompanhantes de pacientes de uma clínica-escola de Fonoaudiologia tem sobre a atuação fonoaudiológica. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 15( ja/mar. 2010), 40-46. doi:10.1590/S1516-80342010000100009 -
NLM
Pimentel AGL, Lopes-Herrera SA, Duarte TF. Conhecimento que acompanhantes de pacientes de uma clínica-escola de Fonoaudiologia tem sobre a atuação fonoaudiológica [Internet]. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. 2010 ; 15( ja/mar. 2010): 40-46.[citado 2024 abr. 20 ] Available from: https://doi.org/10.1590/S1516-80342010000100009 -
Vancouver
Pimentel AGL, Lopes-Herrera SA, Duarte TF. Conhecimento que acompanhantes de pacientes de uma clínica-escola de Fonoaudiologia tem sobre a atuação fonoaudiológica [Internet]. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. 2010 ; 15( ja/mar. 2010): 40-46.[citado 2024 abr. 20 ] Available from: https://doi.org/10.1590/S1516-80342010000100009 - Análise do processo de construção de projeto político-pedagógico: avaliando o passado e o presente para definir o futuro
- Relato de caso: privação sensorial de estímulos e comportamentos autísticos
- O uso da linguagem no autismo de alto funcionamento e na síndrome de Asperger: uma perspectiva pragmática na intervenção fonoaudiológica
- Análise das estratégias utilizadas na intervenção fonoaudiológica em linguagem infantil nos diferentes níveis de linguagem
- Relato de caso de criança com privação sensorial que apresenta características e de transtorno do apego
- Habilidades comunicativas verbais no desenvolvimento típico de linguagem: relato de caso
- Orientação fonoaudiológica para familiares de crianças com alterações de linguagem
- Intervenção fonoaudiológica nas alterações das habilidades narrativo-pragmáticas
- Levantamento pós-alta das crianças atendidas no estágio de linguagem infantil da clínica-escola do curso de fonoaudiologia da USP-Bauru de 2000 a 2010
- Habilidades e competências na formação em graduação do fonoaudiólogo: a importância do projeto político-pedagógico
Informações sobre o DOI: 10.1590/S1516-80342010000100009 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas