A modinha e o lundu: dois clássicos nos trópicos (2010)
- Authors:
- Autor USP: LIMA, EDILSON VICENTE DE - ECA
- Unidade: ECA
- Sigla do Departamento: CMU
- Subjects: MÚSICA POPULAR; HISTÓRIA DA MÚSICA; MODINHA; LUNDU
- Language: Português
- Abstract: A tese por nós defendida no texto que se segue tem como objetivo o estudo de dois importantes gêneros musicais, a modinha e o lundu, cujos processos de elaboração iniciam-se a partir da segunda metade do século XVIII no seio da sociedade luso-brasileira. Com o intuito de possibilitar uma reflexão mais abrangente do assunto, muito caro à historiografia musical em língua lusófona, são levados em consideração aqui, aspectos históricos, estilísticos e identitários. A fim de abordarmos de modo adequado a complexidade de nosso objeto de estudo, calcamos nossa metodologia, sobretudo, no estudo da história, articulado à musicologia histórica, à musicologia sistemática e à etnomusicologia. Partindo do reconhecimento de que os gêneros em questão, objeto de nosso estudo, estão ligados às transformações ocorridas no mundo luso-brasileiro e na transformação das concepções estéticas internacionais, procuramos identificá-los com o que acabou por denominar-se estética do sentimento ou sentimentalismo e com o estilo clássico que se desenvolveu na Europa durante o século XVIII, tanto na poesia quanto na música, e que paulatinamente forjaram outras formas de produção e recepção, identificadas com um novo modo de sociabilidade burguesa que dominará o século das luzes. Por outro lado, buscamos, igualmente compreender em que aspecto a cultura popular participou, contribuindo de modo significativo, para a formação desses gêneros e, por conseqüência como se dá este impacto na expressividade musical, manifesta já no período de sua formação. A partir do estudo da historiografia, buscamos estabelecer como a modinha e o lundu participa das discussões sobre uma pretensa identidade nacional, ainda calcada em pressupostos positivistas e nacionalistas do século XIX, pressupostos estes que se mantém em parte significativa na literatura do século XX.Finalmente, ao discutirmos sobre a performance, utilizando como fontes registros musicais a partir da década de 1950, procuramos identificar correntes estéticas e ideológicas presentes nesses registros, os quais denominamos paradigmas interpretativos
- Imprenta:
- Data da defesa: 28.04.2010
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ABNT
LIMA, Edilson Vicente de. A modinha e o lundu: dois clássicos nos trópicos. 2010. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-29102010-130411/. Acesso em: 17 abr. 2024. -
APA
Lima, E. V. de. (2010). A modinha e o lundu: dois clássicos nos trópicos (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-29102010-130411/ -
NLM
Lima EV de. A modinha e o lundu: dois clássicos nos trópicos [Internet]. 2010 ;[citado 2024 abr. 17 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-29102010-130411/ -
Vancouver
Lima EV de. A modinha e o lundu: dois clássicos nos trópicos [Internet]. 2010 ;[citado 2024 abr. 17 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-29102010-130411/
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