Exportar registro bibliográfico


Métricas:

Michel Serres e os cinco sentidos de comunicação (2005)

  • Autor:
  • Autor USP: MARCONDES FILHO, CIRO JUVENAL RODRIGUES - ECA
  • Unidade: ECA
  • DOI: 10.11606/issn.2238-7714.no.2005.51413
  • Assuntos: COMUNICAÇÃO; FILOSOFIA
  • Idioma: Português
  • Resumo: Michel Serres é talvez o mais importante crítico da filosofia da linguagem. Ele repudia a afirmação de teóricos e pesquisadores lingüistas e da comunicação, de que “não há mundo fora da linguagem”, contrapondo que aquilo que não pode ser expresso, porque extrapola a linguagem, tem, ao contrário, mais valor e pres-tígio para a ciência do que os dados que foram traduzidos em palavras, pois esta os neutraliza. Além disso, Serres propõe um novo método às ciências humanas, o “rodeio”, que reduz a importância da razão e valoriza os sentidos, optando pelo vaguear errante que permite encontrar o verdadeiramente novo no saber. A grande mudança provocada por Serres no debate intelectual e acadêmico deveu-se à sua proposta de inversão do paradigma da ciência. Ela sempre esteve alicerçado no sólido e no estável mas a verdadeira vitalidade dos processos sociais, físicos e de pensamento está em outro lugar, nos fluxos, no turbilhão, no movimento. Com base em Lucrécio e Leibniz, e seus conceitos de declinação e inclinação, Serres acredita que o mais importante esteja no desvio e não na regularidade dos processos. Por isso, ele foge das grandes opiniões, do consensual, para deter-se nas singularidades e naquilo que é raro
  • Imprenta:
  • Fonte:
  • Acesso à fonteDOI
    Informações sobre o DOI: 10.11606/issn.2238-7714.no.2005.51413 (Fonte: oaDOI API)
    • Este periódico é de acesso aberto
    • Este artigo é de acesso aberto
    • URL de acesso aberto
    • Cor do Acesso Aberto: gold
    • Licença: cc-by-nc-nd

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      MARCONDES FILHO, Ciro. Michel Serres e os cinco sentidos de comunicação. Novos olhares : revista de estudos sobre práticas de recepção à produtos mediáticos, v. 8, n. 16, p. 4-18, 2005Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2005.51413. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Marcondes Filho, C. (2005). Michel Serres e os cinco sentidos de comunicação. Novos olhares : revista de estudos sobre práticas de recepção à produtos mediáticos, 8( 16), 4-18. doi:10.11606/issn.2238-7714.no.2005.51413
    • NLM

      Marcondes Filho C. Michel Serres e os cinco sentidos de comunicação [Internet]. Novos olhares : revista de estudos sobre práticas de recepção à produtos mediáticos. 2005 ; 8( 16): 4-18.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2005.51413
    • Vancouver

      Marcondes Filho C. Michel Serres e os cinco sentidos de comunicação [Internet]. Novos olhares : revista de estudos sobre práticas de recepção à produtos mediáticos. 2005 ; 8( 16): 4-18.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2005.51413


Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024