Michel Serres e os cinco sentidos de comunicação (2005)
- Autor:
- Autor USP: MARCONDES FILHO, CIRO JUVENAL RODRIGUES - ECA
- Unidade: ECA
- DOI: 10.11606/issn.2238-7714.no.2005.51413
- Assuntos: COMUNICAÇÃO; FILOSOFIA
- Idioma: Português
- Resumo: Michel Serres é talvez o mais importante crítico da filosofia da linguagem. Ele repudia a afirmação de teóricos e pesquisadores lingüistas e da comunicação, de que “não há mundo fora da linguagem”, contrapondo que aquilo que não pode ser expresso, porque extrapola a linguagem, tem, ao contrário, mais valor e pres-tígio para a ciência do que os dados que foram traduzidos em palavras, pois esta os neutraliza. Além disso, Serres propõe um novo método às ciências humanas, o “rodeio”, que reduz a importância da razão e valoriza os sentidos, optando pelo vaguear errante que permite encontrar o verdadeiramente novo no saber. A grande mudança provocada por Serres no debate intelectual e acadêmico deveu-se à sua proposta de inversão do paradigma da ciência. Ela sempre esteve alicerçado no sólido e no estável mas a verdadeira vitalidade dos processos sociais, físicos e de pensamento está em outro lugar, nos fluxos, no turbilhão, no movimento. Com base em Lucrécio e Leibniz, e seus conceitos de declinação e inclinação, Serres acredita que o mais importante esteja no desvio e não na regularidade dos processos. Por isso, ele foge das grandes opiniões, do consensual, para deter-se nas singularidades e naquilo que é raro
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Novos olhares : revista de estudos sobre práticas de recepção à produtos mediáticos
- ISSN: 1516-5981
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 8, n. 16, p. 4-18, 2005
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc-nd
-
ABNT
MARCONDES FILHO, Ciro. Michel Serres e os cinco sentidos de comunicação. Novos olhares : revista de estudos sobre práticas de recepção à produtos mediáticos, v. 8, n. 16, p. 4-18, 2005Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2005.51413. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Marcondes Filho, C. (2005). Michel Serres e os cinco sentidos de comunicação. Novos olhares : revista de estudos sobre práticas de recepção à produtos mediáticos, 8( 16), 4-18. doi:10.11606/issn.2238-7714.no.2005.51413 -
NLM
Marcondes Filho C. Michel Serres e os cinco sentidos de comunicação [Internet]. Novos olhares : revista de estudos sobre práticas de recepção à produtos mediáticos. 2005 ; 8( 16): 4-18.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2005.51413 -
Vancouver
Marcondes Filho C. Michel Serres e os cinco sentidos de comunicação [Internet]. Novos olhares : revista de estudos sobre práticas de recepção à produtos mediáticos. 2005 ; 8( 16): 4-18.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2005.51413 - Comunicação e revelação
- Quem manipula quem?: poder e massas na indústria da cultura e da comunicação no Brasil
- Morte do grande chefão
- Shopping center, o LSD da classe média
- 13 teses (provocativas) sobre luta de classes, história e imaginário
- Comunicação e jornalismo: a saga dos cães perdidos
- Estética na era tecnológica
- Crítica como método
- Jornalismo fin-de-siecle
- Redes comunicacionais
Informações sobre o DOI: 10.11606/issn.2238-7714.no.2005.51413 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas