A máquina do tempo de H.G. Wells: uma possibilidade de interface entre ciência e literatura no ensino de física (2010)
- Autores:
- Autor USP: PIASSI, LUIS PAULO DE CARVALHO - EACH
- Unidade: EACH
- Assuntos: FÍSICA (ENSINO); FICÇÃO CIENTÍFICA; RELATIVIDADE (FÍSICA)
- Idioma: Português
- Resumo: A Teoria da Relatividade proposta no início do século XX exerceu uma influência basilar na literatura de ficção e de ficção científica: autores consagrados como Jorge Luís Borges, Isaac Asimov e divulgadores da ciência como Alan Lightman e Russel Stannard a utilizaram como base fundamental em seus escritos. Este trabalho pretende analisar a obra A Máquina do Tempo de H. G. Wells buscando elementos que podem ser utilizados em sala de aula – visto que a quebra de paradigma de espaço e tempo possibilita instigar o caráter imaginativo, do aluno, desenvolvendo sua competência leitora e aprimorando suas reflexões conceituais, sociais e epistemológicas sobre a Física – e relacionar os elementos alegóricos e conjecturais presentes no livro, além de propor uma discussão sobre os aspectos históricos dessa teoria
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Ensino, Saúde e Ambiente : Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
- ISSN: 1983-7011
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 3, n. 2, p. 144-154, ago. 2010
-
ABNT
GOMES, Emerson Ferreira e AMARAL, Sonia Cristina Montone do e PIASSI, Luís Paulo de Carvalho. A máquina do tempo de H.G. Wells: uma possibilidade de interface entre ciência e literatura no ensino de física. Ensino, Saúde e Ambiente : Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, v. 3, n. 2, p. 144-154, 2010Tradução . . Disponível em: http://www.unipli.com.br/mestrado/artigos/31082010/texto13emersonferreira.pdf. Acesso em: 18 abr. 2024. -
APA
Gomes, E. F., Amaral, S. C. M. do, & Piassi, L. P. de C. (2010). A máquina do tempo de H.G. Wells: uma possibilidade de interface entre ciência e literatura no ensino de física. Ensino, Saúde e Ambiente : Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 3( 2), 144-154. Recuperado de http://www.unipli.com.br/mestrado/artigos/31082010/texto13emersonferreira.pdf -
NLM
Gomes EF, Amaral SCM do, Piassi LP de C. A máquina do tempo de H.G. Wells: uma possibilidade de interface entre ciência e literatura no ensino de física [Internet]. Ensino, Saúde e Ambiente : Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências. 2010 ; 3( 2): 144-154.[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.unipli.com.br/mestrado/artigos/31082010/texto13emersonferreira.pdf -
Vancouver
Gomes EF, Amaral SCM do, Piassi LP de C. A máquina do tempo de H.G. Wells: uma possibilidade de interface entre ciência e literatura no ensino de física [Internet]. Ensino, Saúde e Ambiente : Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências. 2010 ; 3( 2): 144-154.[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.unipli.com.br/mestrado/artigos/31082010/texto13emersonferreira.pdf - O livro de literatura infantil: recurso didático nas aulas de ciências
- Contatos: a ficção científica no ensino de ciências em um contexto sociocultural
- Ciência, poesia, filosofia: diálogos críticos da teoria à sala de aula
- Como os jovens universitários enxergam os idosos com deficiência visual?
- Educação, mídia e relações de gênero: o grupo de intervenção e pesquisa E.M.M.A
- Educação de qualidade em ambiente extraescolar: eu quero uma horta no CCA!
- Rita: divulgação científica na escola por meio de canções do rock
- Vampiras e a sexualidade livre das mulheres: uma análise a partir do seriado televisivo “THE VAMPIRE DIARIES”
- Super-homens da América: por que precisamos falar sobre os quadrinhos de super-heróis?
- Inserção de mulheres na ciência e tecnologia: atuação do grupo Lab Das Minas e os meios de comunicação digital
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas