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Uma visão holística da inteligência competitiva para a construção de uma teoria (2011)

  • Autores:
  • Autor USP: NETTO, OLAVO VIANA CABRAL - EP
  • Unidade: EP
  • Sigla do Departamento: PRO
  • Assuntos: INTELIGÊNCIA COMPETITIVA; MONITORAMENTO AMBIENTAL; GESTÃO DO CONHECIMENTO; ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL
  • Idioma: Português
  • Resumo: É de conhecimento geral que as mudanças ocorridas no contexto global provocaram mudanças profundas na sociedade e, sobretudo, na competitividade das organizações. Hoje, obtém-se vantagem competitiva através da gestão ótima dos conhecimentos organizacionais, representada pela transformação da informação em inteligência. Este movimento tem se fortalecido no ambiente corporativo em função da crescente necessidade dos gestores tomarem decisões mais assertivas em meio à grande quantidade de dados e informações disponíveis. Diante deste cenário, o processo pelo qual as organizações convertem informação em inteligência tem sido tratado como inteligência competitiva (IC). No Brasil, encontram-se diferentes termos que descrevem este processo, como inteligência de mercado e inteligência de negócios. O fato é que, independente da taxonomia utilizada, as iniciativas práticas em termos da implantação de ações organizacionais e pesquisas científicas têm se intensificado ano após ano. Entretanto, ainda se sente a necessidade de um modelo integrado da IC com as demais estruturas teóricas e práticas que seja capaz de facilitar a compreensão deste fenômeno em sua totalidade. Por isso, o presente trabalho desenvolve uma visão holística sobre a IC e, para isso, é utilizado o método de teoria fundamentada (grounded theory) baseado na triangulação de métodos de pesquisa quanti-quali. De um lado, a pesquisa teórica permitiu compreender a relação entre os diversos aspectos conceituais do tema, destacando a análise quantitativa das publicações em IC que identificou os campos de pesquisa e as referências bibliográficas mais relevantes, utilizada para identificar os principais constructos do modelo holístico. De outro lado, os estudos de caso permitiram confirmar a validade de algumas proposições identificadas no referencial teórico para a construção do modelo.Assim, o trabalho oferece a construção de uma visão holística de IC que emerge dos resultados obtidos ao longo do trabalho, constituído sobre métodos científicos.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 28.03.2011
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      CABRAL NETTO, Olavo Viana. Uma visão holística da inteligência competitiva para a construção de uma teoria. 2011. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-26042011-150027/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Cabral Netto, O. V. (2011). Uma visão holística da inteligência competitiva para a construção de uma teoria (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-26042011-150027/
    • NLM

      Cabral Netto OV. Uma visão holística da inteligência competitiva para a construção de uma teoria [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-26042011-150027/
    • Vancouver

      Cabral Netto OV. Uma visão holística da inteligência competitiva para a construção de uma teoria [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-26042011-150027/


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