Exportar registro bibliográfico

Cultura organizacional e empreendimentos hoteleiros: um olhar para além da cordialidade (2011)

  • Authors:
  • Autor USP: BALTIERI, MARCIA AKEMI TAKAHASHI - EESC
  • Unidade: EESC
  • Sigla do Departamento: SEP
  • Subjects: CULTURA ORGANIZACIONAL; HOTÉIS; MUDANÇA ORGANIZACIONAL
  • Language: Português
  • Abstract: Na área de serviços, e mais especificamente no segmento hoteleiro - que tem enfrentado, como em outros segmentos de negócios, um grande aumento de concorrência, aliado ao aumento do nível de exigência dos consumidores - o diferencial representado pelas pessoas, que fazem parte da organização, é mais do que uma vantagem competitiva: é uma questão de essência. Afinal, o negócio hoteleiro está associado ao conceito de hospitalidade, e a hospitalidade, em sua essência, é um atributo de pessoas, e não de lugares ou de instalações. Considerando que a cultura organizacional (CO) de uma empresa pode ou não possibilitar a superação deste tipo de desafio de caráter humano, realizou-se um estudo de caso em um hotel que buscou um reposicionamento mercado lógico, com o objetivo de observar como esta mudança se refletiu na cultura da organização. Optou-se pela metodologia qualitativa, utilizando-se como instrumentos pesquisa documental, entrevistas e observação participante. Os resultados desejados pelos gestores, em termos de produtividade, foram alcançados. Observaram-se mudanças organizacionais importantes, impostas no estilo ‘top-down’ e que ocorreram no nível mais superficial da cultura. Não houve alteração no sistema de valores ou nas políticas institucionais. Os resultados positivos em termos de produtividade fundamentaram-se nos valores das equipes orientadas para a satisfação do cliente e para a hospitalidade. Valores e normas, já estavam internalizados desde o processo de socialização no hotel, sendo que a mudança em procedimentos não chegou a afetar este aspecto. Conclui-se que o grande desafio desse empreendimento é o desenvolvimento de uma CO que conjugue profissionalismo e afetividade
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 05.04.2011
  • Acesso à fonte
    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      BALTIERI, Marcia Akemi Takahashi. Cultura organizacional e empreendimentos hoteleiros: um olhar para além da cordialidade. 2011. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18157/tde-05052011-084629/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Baltieri, M. A. T. (2011). Cultura organizacional e empreendimentos hoteleiros: um olhar para além da cordialidade (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18157/tde-05052011-084629/
    • NLM

      Baltieri MAT. Cultura organizacional e empreendimentos hoteleiros: um olhar para além da cordialidade [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18157/tde-05052011-084629/
    • Vancouver

      Baltieri MAT. Cultura organizacional e empreendimentos hoteleiros: um olhar para além da cordialidade [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18157/tde-05052011-084629/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024