A mediação da leitura no ensino de Física: uma proposta com temas da Astronomia (2011)
- Authors:
- Autor USP: LEITE, CRISTINA - IF
- Unidade: IF
- Assunto: FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
- Language: Inglês
- Abstract: Considerando a importância do estímulo ao hábito da leitura mesmo em disciplinas que não estejam diretamente ligadas às Linguagens, e que todo professor, independente da disciplina, deveria ser professor de leitura, verifica-se que pesquisas em Ensino de Física têm se dedicado ao estudo de questões relacionadas à leitura (ALMEIDA et al, 2001; ANDRADE & MARTINS, 2006) e ao uso de textos não didáticos de diversos gêneros no ensino desta disciplina, tais como a divulgação científica (RIBEIRO, 2007), a literatura (ZANETIC, 2006) e a ficção científica (PIASSI & PIETROCOLA, 2007). Como motivações para os seus usos estão a possibilidade da abordagem de conteúdos não curriculares, o trabalho da imaginação e da criatividade, a discussão de temas sociais ligados à ciência e à tecnologia e também a linguagem destes materiais, mais próxima dos alunos. Embora a divulgação científica esteja entre um dos gêneros mais pesquisados nesta área, poucas pesquisas trazem análises e proposta didáticas com livros de divulgação científica escritos por cientistas (MARCHI & LEITE, 2010). Caracterizados pela linguagem fácil e escrita para o público denominado “leigo”, nos dedicaremos ao seu estudo, sua linguagem e a possibilidade do aprendizado da física através de suas leituras, analisando trechos que tragam o tema “buracos-negros”. Pretendemos, assim, propiciar uma ampliação do mundo vivencial dos alunos, além da contemplação e interrogação sobre o Universo, levando-os compreendê-lo e desfrutar de muitas outras questões a partir desta compreensão proporcionada através da leitura.
- Imprenta:
- Publisher: Instituto de Física
- Publisher place: São Paulo
- Date published: 2011
- Source:
- Título do periódico: Resumos
- Conference titles: Encontro do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências
-
ABNT
MARCHI, Fernanda e LEITE, Cristina. A mediação da leitura no ensino de Física: uma proposta com temas da Astronomia. 2011, Anais.. São Paulo: Instituto de Física, 2011. Disponível em: http://web.if.usp.br/cpgi/sites/default/files/Caderno%20de%20resumos%202011.pdf. Acesso em: 29 mar. 2024. -
APA
Marchi, F., & Leite, C. (2011). A mediação da leitura no ensino de Física: uma proposta com temas da Astronomia. In Resumos. São Paulo: Instituto de Física. Recuperado de http://web.if.usp.br/cpgi/sites/default/files/Caderno%20de%20resumos%202011.pdf -
NLM
Marchi F, Leite C. A mediação da leitura no ensino de Física: uma proposta com temas da Astronomia [Internet]. Resumos. 2011 ;[citado 2024 mar. 29 ] Available from: http://web.if.usp.br/cpgi/sites/default/files/Caderno%20de%20resumos%202011.pdf -
Vancouver
Marchi F, Leite C. A mediação da leitura no ensino de Física: uma proposta com temas da Astronomia [Internet]. Resumos. 2011 ;[citado 2024 mar. 29 ] Available from: http://web.if.usp.br/cpgi/sites/default/files/Caderno%20de%20resumos%202011.pdf - O ensino formal de Astronomia em São Paulo: um olhar sob a luz das Teorias do Currículo
- Para quê ensinar e aprender física: como futuros professores de física respondem a essa questão?
- Astronomia na proposta curricular de ciências do estado de são paulo: uma análise da espacialidade
- Problematizando conceitos de astronomia: um proposta baseada nos três momentos pedagógicos
- A Professora Cristina Leite fala sobre "Astronomia na BNCC: desafios e potencialidades" [Entrevista]
- Os professores de ciências e suas formas de pensar a astronomia
- Multiculturalismo na educação básica: uma análise da astronomia cultural nos livros didáticos de física aprovados no PNLD 2018
- Leitura e ensino de física: considerações e possibilidades
- O livro didático de física e suas atividades: uma análise da presença das competências gerais do enem no estudo das leis de newton e suas aplicações
- O livro didático de física e suas atividades: uma análise da presença das competências gerais do enem no estudo das leis de newton e suas aplicações
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas