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Análise de acessibilidade do sistema de transporte público urbano: estudo de caso na cidade de São Carlos-SP (2011)

  • Autores:
  • Autor USP: PIANUCCI, MARCELA NAVARRO - EESC
  • Unidade: EESC
  • Sigla do Departamento: STT
  • Assuntos: TRANSPORTE PÚBLICO; ACESSIBILIDADE AO MEIO FÍSICO; SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA
  • Idioma: Português
  • Resumo: Em razão da existência de problemas que afetam o sistema de transporte público urbano no Brasil, tais como, o aumento da população, o acelerado crescimento das cidades e a falta de planejamento urbano houve uma diminuição na qualidade do serviço de transporte. Diante desse quadro, apresenta-se nesta pesquisa um método para avaliar a acessibilidade do sistema de transporte público por ônibus nas cidades, a fim de auxiliar na tomada de decisões em relação ao planejamento urbano e, consequentemente, melhorias no serviço. Para a realização deste método foi necessário utilizar uma base de dados dos setores censitários do IBGE 2000 (renda), informações da pesquisa O-D (localização geográfica da residência dos usuários de ônibus), e a base de dados fornecidos pela administração municipal que continha a localização dos pontos de ônibus desta cidade. Com esses dados selecionados, foram gerados os mapas da localização dos usuários de ônibus e dos pontos de ônibus e, posteriormente, para melhor entendimento e análise dos dados, foram criados mapas temáticos da renda dos usuários, da distância mínima de caminhada até o ponto de ônibus mais próximo e o das distâncias entre pontos de ônibus. Foi realizado um estudo de caso do método proposto na cidade de São Carlos-SP, utilizando o SIG TransCAD versão 4.8 para organização, tratamento e análise dos dados, permitiu caracterizar de forma eficaz o comportamento dos dados, pois se apresentavam de forma desagregada. O resultado geral sobre a acessibilidade do sistema de ônibus desta cidade, considerando a distância de caminhada e a renda dos usuários foi que, na maioria das zonas, os usuários de ônibus precisam caminhar no máximo 300 m para ter acesso ao sistema de transporte e possuem uma renda média mensal da ordem de três salários mínimos. Outro resultado obtido foi queaproximadamente 90% dos pontos de parada distanciam-se de 200 a 300 metros. Como conclusão geral deste estudo, pode-se dizer que o método desenvolvido poderá contribuir com o poder público municipal no planejamento urbano futuro desta cidade
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 13.05.2011
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      PIANUCCI, Marcela Navarro. Análise de acessibilidade do sistema de transporte público urbano: estudo de caso na cidade de São Carlos-SP. 2011. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18143/tde-06062011-163239/. Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Pianucci, M. N. (2011). Análise de acessibilidade do sistema de transporte público urbano: estudo de caso na cidade de São Carlos-SP (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18143/tde-06062011-163239/
    • NLM

      Pianucci MN. Análise de acessibilidade do sistema de transporte público urbano: estudo de caso na cidade de São Carlos-SP [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18143/tde-06062011-163239/
    • Vancouver

      Pianucci MN. Análise de acessibilidade do sistema de transporte público urbano: estudo de caso na cidade de São Carlos-SP [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18143/tde-06062011-163239/


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