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Arquitetura escolar estadual paulista: o desafio do conforto ambiental (2011)

  • Autores:
  • Autor USP: NOGUEIRA, ROSELENE DE ARAUJO MOTTA FERREIRA - FAU
  • Unidade: FAU
  • Sigla do Departamento: AUT
  • Assuntos: ESCOLAS (ARQUITETURA); CONFORTO AMBIENTAL
  • Idioma: Português
  • Resumo: A FDE tem sob sua responsabilidade 5.069 prédios escolares autônomos. Os projetos de novas edificações são terceirizados a escritórios de Arquitetura que coordenam a elaboração do projeto completo, cabendo à equipe da Gerência de Projetos da FDE analisar o produto para verificar o atendimento às Normas de Apresentação de Projetos e aos Catálogos Técnicos FDE, às Normas Técnicas Brasileiras e à Legislação interveniente. As Normas de Apresentação de Projetos e os Catálogos Técnicos de especificações de Ambientes, Mobiliário, Layout, Componentes e Serviços, são desenvolvidos e atualizados continuamente pela equipe técnica da FDE em conformidade às Normas Técnicas e à legislação vigente. Por outro lado, não há material específico referente às questões de conforto ambiental. Acrescentam-se ainda a premência em todo o planeta por tornar sustentáveis as ações humanas e muitos dispositivos legais na área. Assim, a FDE encontra-se atualmente em transição, preponderantemente por imposições legais, mas também por iniciativas pontuais internas. Diretrizes de sustentabilidade vêm sendo elaboradas para implantação a curto, médio e longo prazo e serão parte integral dos Catálogos Técnicos. (continuação) Desta forma, o objeto deste trabalho são os insumos de conforto ambiental como elemento para futura formulação de diretrizes de projeto de escolas estaduais paulistas e de instrumentos para sua análiseO objetivo é verificar as questões de conforto ambiental que já foram incorporadas a projetos de escolas estaduais, estabelecendo um panorama atual como base para a futura formulação de diretrizes e instrumentos. Como contribuição, descrevem-se as convicções acerca dos conhecimentos expostos ao longo do texto sobre a necessidade, a premência, a pertinência, a possibilidade e a viabilidade de, enfim, projetar a escola estadual paulista sob a lente do conforto ambiental.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 04.05.2011
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      NOGUEIRA, Roselene de Araujo Motta Ferreira. Arquitetura escolar estadual paulista: o desafio do conforto ambiental. 2011. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-05092011-111926/pt-br.php. Acesso em: 20 abr. 2024.
    • APA

      Nogueira, R. de A. M. F. (2011). Arquitetura escolar estadual paulista: o desafio do conforto ambiental (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-05092011-111926/pt-br.php
    • NLM

      Nogueira R de AMF. Arquitetura escolar estadual paulista: o desafio do conforto ambiental [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 20 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-05092011-111926/pt-br.php
    • Vancouver

      Nogueira R de AMF. Arquitetura escolar estadual paulista: o desafio do conforto ambiental [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 20 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-05092011-111926/pt-br.php

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