Os motivos envolvidos na internacionalização de franquias brasileiras (2005)
- Authors:
- Autor USP: MERLO, EDGARD MONFORTE - FEARP
- Unidade: FEARP
- Subjects: FRANQUIA; INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS
- Language: Português
- Abstract: A atuação das empresas fora do seu mercado doméstico é um dos fenômenos mais expressivos da globalização. Este trabalho foi desenvolvido de modo a analisar os motivos envolvidos na internacionalização de franquias brasileiras. O Brasil é o terceiro maior mercado mundial de franquias. Com a consolidação do setor, aumentam os casos de franquias brasileiras se internacionalizando. Apesar da popularidade deste sistema de distribuição e gestão, apenas recentemente a comunidade acadêmica começou a examiná-lo dentro do contexto da internacionalização do varejo. A partir do estudo de caso realizado com a franquia China in Box, pôde-se constatar que influenciam na internacionalização, fatores organizacionais e ambientais dos países de origem e daqueles de destino, bem como percepções sobre riscos e oportunidades do processo. Estudos sobre os motivos da internacionalização de franquias devem abordar essas múltiplas dimensões e considerar que a importância de cada um deles pode variar de acordo com o período histórico
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: FACEF Pesquisa
- ISSN: 1516-6503
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 8, n. 2, p. 5-18, 2005
-
ABNT
MARQUES, Dalton Siqueira Pitta e MERLO, Edgard Monforte e LUCCHESI, Cesar Augusto Medeiros. Os motivos envolvidos na internacionalização de franquias brasileiras. FACEF Pesquisa, v. 8, n. 2, p. 5-18, 2005Tradução . . Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Marques, D. S. P., Merlo, E. M., & Lucchesi, C. A. M. (2005). Os motivos envolvidos na internacionalização de franquias brasileiras. FACEF Pesquisa, 8( 2), 5-18. -
NLM
Marques DSP, Merlo EM, Lucchesi CAM. Os motivos envolvidos na internacionalização de franquias brasileiras. FACEF Pesquisa. 2005 ; 8( 2): 5-18.[citado 2024 abr. 23 ] -
Vancouver
Marques DSP, Merlo EM, Lucchesi CAM. Os motivos envolvidos na internacionalização de franquias brasileiras. FACEF Pesquisa. 2005 ; 8( 2): 5-18.[citado 2024 abr. 23 ] - Operação de rodovia é o mais caro. [Depoimento]
- Audiência pública e democratização do setor ambiental
- Para produzir efeitos, medidas de microcrédito do governo devem ser complementadas, diz economista. [Depoimento]
- Economista da USP defende redução da taxa de juros. [Depoimento]
- Recorde de empregos.[Depoimento a Raíssa Scheffer]
- Análise da satisfação do consumidor de varejo de lojas temáticas: o caso comparativo entre as marcas Colcci e Zoomp
- Uma proposta de segmentação dos consumidores no comércio eletrônico
- A SWOT analysis of the impact of B2B electronic tools in companies and suppliers negotiations
- Um alerta para investidores. [Depoimento]
- Avon: um caso bem sucedido de reposicionamento sob a ótica do marketing estratégico
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas