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Atividades de marketing diante das interações de consumidores de diferentes idades: um estudo em cursos de idiomas (2011)

  • Autores:
  • Autor USP: BORTOLI, LUIZA VENZKE - FEA
  • Unidade: FEA
  • Sigla do Departamento: EAD
  • Assuntos: MARKETING DE SERVIÇO; ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING; INSTITUIÇÕES DE ENSINO
  • Idioma: Português
  • Resumo: A interação entre consumidores no encontro de serviços é parte de sua prestação. Essa interação é mais importante em serviços de alto contato. Um dos fatores que influencia na opinião quanto ao comportamento de outros consumidores no ambiente de serviço é a idade. Este trabalho teve como objetivo principal identificar e analisar as atividades de marketing referentes ao encontro de serviços quando tratam de consumidores de diferentes idades com verificação de campo em cursos de idiomas. Para atingir esse objetivo, realizou-se, primeiramente, um referencial teórico, abordando serviços, marketing de serviços e o setor de cursos de idiomas. Como método para a pesquisa de campo, utilizou-se o estudo de caso. Tendo em vista que cursos de idiomas é um serviço de alto contato, em que há interação de consumidores de diferentes idades, este trabalho teve aplicação nesse setor. Três cursos de idiomas - Instituto Cervantes de São Paulo, Associação Alumni e CNA Pinheiros - foram analisados, tendo em vista as seguintes atividades de marketing: sistema de informação de marketing, segmentação, posicionamento e composto de marketing de serviços. É possível concluir que as atividades utilizadas pelas empresas para gerenciar o encontro de serviços em que há consumidores de diferentes idades são as mesmas. Há variação em como elas executam essas atividades. Há empresas em que as atividades de marketing são complexas e conforme a teoria, em outras as ações são mais indutivas. Foi possívelrelatar que, quando as empresas identificam um maior número de segmentos, as atividades de marketing são mais adequadas para atender às necessidades de consumidores de diferentes idades
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 31.03.2011
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      BORTOLI, Luiza Venzke. Atividades de marketing diante das interações de consumidores de diferentes idades: um estudo em cursos de idiomas. 2011. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-28062011-193521/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Bortoli, L. V. (2011). Atividades de marketing diante das interações de consumidores de diferentes idades: um estudo em cursos de idiomas (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-28062011-193521/
    • NLM

      Bortoli LV. Atividades de marketing diante das interações de consumidores de diferentes idades: um estudo em cursos de idiomas [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-28062011-193521/
    • Vancouver

      Bortoli LV. Atividades de marketing diante das interações de consumidores de diferentes idades: um estudo em cursos de idiomas [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-28062011-193521/

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