Revisitando os projetos de ensino de física: uma perspectiva linguística, histórica e sociológica (2011)
- Authors:
- Autor USP: MATTOS, CRISTIANO RODRIGUES DE - IF
- Unidade: IF
- Assunto: FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
- Language: Português
- Abstract: Neste artigo desenvolvemos uma análise, fundamentada na noção bakhtiniana de gênero discursivo, sobre a relação entre os contextos sociais e históricos e o ensino de física na década de 70. Nosso objeto de estudo são os registros textuais de uma sequência didática sobre o eletromagnetismo, contida nos materiais pedagógicos dos projetos Harvard e PEF. Ao resgatar esses materiais, propusemos a elaboração de um recorte sociológico, histórico e linguístico, que nos permita explorar, por meio da análise do discurso textual, as ressonâncias entre a educação científica e as necessidades dos grupos sociais envolvidos com a educação naquela época. Com isso, quisemos criar elementos para perceber como os projetos expressaram suas concepções de ciência e de ensino, que valores nortearam a escolha certas forma discursivas em detrimento de outras, a organização de conteúdos e ênfases curriculares, e como isso se manifesta no texto didático. Regatando a dimensão dialógica, essa visão em perspectiva permite a construção de critérios que possam explicitar alguns dos sentidos que conferimos atualmente ao ensino de ciências.
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Resumo
- Conference titles: Simpósio Nacional de Ensino de física
-
ABNT
RODRIGUES, André Machado e MATTOS, Cristiano Rodrigues de e ORTEGA, José Luís Nami Adum. Revisitando os projetos de ensino de física: uma perspectiva linguística, histórica e sociológica. 2011, Anais.. Manaus: SBF, 2011. Disponível em: http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xix/programa/resumo.asp?insId=220&traId=1. Acesso em: 18 abr. 2024. -
APA
Rodrigues, A. M., Mattos, C. R. de, & Ortega, J. L. N. A. (2011). Revisitando os projetos de ensino de física: uma perspectiva linguística, histórica e sociológica. In Resumo. Manaus: SBF. Recuperado de http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xix/programa/resumo.asp?insId=220&traId=1 -
NLM
Rodrigues AM, Mattos CR de, Ortega JLNA. Revisitando os projetos de ensino de física: uma perspectiva linguística, histórica e sociológica [Internet]. Resumo. 2011 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xix/programa/resumo.asp?insId=220&traId=1 -
Vancouver
Rodrigues AM, Mattos CR de, Ortega JLNA. Revisitando os projetos de ensino de física: uma perspectiva linguística, histórica e sociológica [Internet]. Resumo. 2011 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xix/programa/resumo.asp?insId=220&traId=1 - The limits of human development and the use of energy and natural resources
- Educação para uma discriminação auditiva
- Abrindo a caixa preta da massa-energia
- O ensino de física no século XIX por meio dos livros didáticos: o caso da cinemática
- A construção de um instrumento para o levantamento deo perfil conceitual de ensinar e aprender
- Interdisciplinaridade no ensino de física
- Avaliando a utilização das zonas de perfil conceitual de aprender e ensinar em diferentes contextos
- Atividade experimental e alimentação: a experimentação na perspectiva da teoria da atividade
- Atividade experimental e alimentação: a experimentação na perspectiva da teoria da atividade
- O movimento deutsche physik e o ensino de física na alemanha nazista
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas