As exposições universais e o cinema: história e cultura (2011)
- Autor:
- Autor USP: MORETTIN, EDUARDO VICTORIO - ECA
- Unidade: ECA
- DOI: 10.1590/s0102-01882011000100012
- Assuntos: EXPOSIÇÕES; CULTURA; CINEMA; HISTÓRIA; HISTÓRIA DO CINEMA
- Idioma: Português
- Resumo: O artigo tem por objetivo examinar a presença do cinema nas exposições universais entre 1893 (World’s Columbian Exposition, Chicago) e 1939 (New York World’s Fair). Integrante de uma cultura visual construída por esses espaços dedicados a celebrar o capitalismo, o cinema tem sua trajetória identificada à das diferentes feiras mundiais pela sua capacidade de entreter e, ao mesmo tempo, educar. Consolidando-se como meio de comunicações de massas em meio à Primeira Guerra Mundial, participará de maneira mais intensa das disputas simbólicas de um mundo prestes a entrar em seu segundo conflito mundial. Atingirá um público mais amplo, constituindo-se na principal ‘vitrine’ em que a nação projeta as virtudes a serem comemoradas. O novo grande espetáculo visual assumirá, nesse quadro, maior destaque por meio de filmes idealizados como verdadeiros monumentos cinematográficos
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Revista brasileira de história
- ISSN: 0102-0188
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 31, n. 61, p. 231-249, 2011
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
MORETTIN, Eduardo. As exposições universais e o cinema: história e cultura. Revista brasileira de história, v. 31, n. 61, p. 231-249, 2011Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0102-01882011000100012. Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Morettin, E. (2011). As exposições universais e o cinema: história e cultura. Revista brasileira de história, 31( 61), 231-249. doi:10.1590/s0102-01882011000100012 -
NLM
Morettin E. As exposições universais e o cinema: história e cultura [Internet]. Revista brasileira de história. 2011 ; 31( 61): 231-249.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0102-01882011000100012 -
Vancouver
Morettin E. As exposições universais e o cinema: história e cultura [Internet]. Revista brasileira de história. 2011 ; 31( 61): 231-249.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0102-01882011000100012 - Cine, música e história: Heitor Villa-Lobos y O descobrimento do Brasil (1937) de Humberto Mauro
- A imagem cinematográfica do passado brasileiro construída pelos imigrantes nas décadas de 20 e 30: adesão ou dissonância?
- O cinema como fonte histórica na obra de Marc Ferro
- Diamante bruto
- Visualidades hoje
- Cinema e Estado no Brasil: a Exposição Internacional do Centenário da Independência em 1922 e 1923
- Ver TV debate o enfoque dos programas televisivos sobre história [Entrevista]
- História e documentário
- Cine y estado en Brasil: intervención, censura y producción de imágenes del poder
- O cinema como fonte histórica na obras de Marc Ferro
Informações sobre o DOI: 10.1590/s0102-01882011000100012 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas