Exportar registro bibliográfico

Alinhamento da estratégia de negócio e da TI na pequena empresa: uma análise dos fatores facilitadores e inibidores (2011)

  • Autores:
  • Autor USP: MORAES, GISELI DINIZ DE ALMEIDA - EESC
  • Unidade: EESC
  • Sigla do Departamento: SES
  • Assuntos: PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS; ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL; NEGÓCIOS; TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO; ESTUDO DE CASO
  • Idioma: Português
  • Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal diagnosticar um modelo de alinhamento entre a estratégia do negócio e a de tecnologia da informação considerando-se os fatores facilitadores e inibidores do alinhamento estratégico e as especificidades da pequena empresa. O alinhamento estratégico é abordado pelas quatro perspectivas do modelo de Henderson e Venkatraman: Execução da Estratégia, Transformação Tecnológica, Potencial Competitivo e Nível de Serviço. Os fatores facilitadores e inibidores do alinhamento estratégico são aqueles que podem influenciar positiva ou negativamente o alcance do alinhamento estratégico. Para adequar a pesquisa às pequenas empresas são consideradas as especificidades do dirigente, da organização e do ambiente, pois influem no processo de gestão, e por sua vez, estão inter-relacionadas no alinhamento estratégico. O trabalho de campo dividiu-se em duas fases. Na primeira, realizou-se um levantamento exploratório, abordagem quantitativa, em 52 empresas do setor metal-mecânico com o objetivo de conhecer melhor esse setor do município de São Carlos/SP. Na segunda fase, foi realizado um estudo de caso, abordagem qualitativa, utilizando entrevistas e observações, em duas pequenas empresas do setor metal-mecânico. Como principais resultados, observou-se que as empresas realizam o alinhamento estratégico pela perspectiva de execução da estratégia. Nessa perspectiva, a estratégia do negócio é a força principal da organização, que direciona as alterações para a infraestrutura e processos da organização a fim de que estes sejam atendidos pela infraestrutura e processos da TI. Sendo assim, a TI é considerada um apoio para executar as estratégias do negócio.As diferenças na obtenção do alinhamento estratégico estão relacionadas com a presença de fatores facilitadores e inibidores, que, por sua vez, sofrem influências das especificidades de gestão das pequenas empresas
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 05.07.2011
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      MORAES, Giseli Diniz de Almeida. Alinhamento da estratégia de negócio e da TI na pequena empresa: uma análise dos fatores facilitadores e inibidores. 2011. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18157/tde-09082011-160029/. Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Moraes, G. D. de A. (2011). Alinhamento da estratégia de negócio e da TI na pequena empresa: uma análise dos fatores facilitadores e inibidores (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18157/tde-09082011-160029/
    • NLM

      Moraes GD de A. Alinhamento da estratégia de negócio e da TI na pequena empresa: uma análise dos fatores facilitadores e inibidores [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18157/tde-09082011-160029/
    • Vancouver

      Moraes GD de A. Alinhamento da estratégia de negócio e da TI na pequena empresa: uma análise dos fatores facilitadores e inibidores [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18157/tde-09082011-160029/


Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024