A (in)desejada transgressão: uma história social do ensino superior de teatro no Brasil (2011)
- Autores:
- Autor USP: BRITO, PAULO MARCOS FALCO DE - FE
- Unidade: FE
- Sigla do Departamento: EDM
- Assuntos: TEATRO (ESTUDO E ENSINO;HISTÓRIA); ENSINO SUPERIOR; CURSO DE GRADUAÇÃO; CULTURA
- Idioma: Português
- Resumo: A pesquisa parte da premissa defendida por Adorno, Brecht, e muitos outros pensadores críticos da sociedade burguesa, de que a Educação e o Teatro não devem limitar sua atuação à esfera da adaptação, ou seja, à reprodução mecânica das condições existentes em seu tempo e lugar. O Teatro e a Educação detêm, assim, uma importante função social de contestação e resistência, no sentido de se configurarem como espaços privilegiados de emancipação do indivíduo e de transformação do coletivo. Desse modo, postula-se a existência de um princípio de transgressão, que deve estar presente em todos os níveis da ação educativa e teatral, e, particularmente, no processo de formação de seus profissionais. A investigação se direciona, portanto, à verificação da presença deste princípio de transgressão nos cursos superiores de Teatro no Brasil. Para tanto, efetua um mapeamento histórico-social do contexto em que se criaram esses cursos, baseando-se na proposição de Goodson de que a seleção dos conteúdos curriculares é determinada pela atuação das diversas forças sociais em conflito. O resultado, enfim, é uma narrativa histórica do processo social de implantação dos cursos de formação superior em Teatro no país, desde suas raízes no movimento de modernização da cultura brasileira dos anos 1920-1930, passando pelo surgimento dos primeiros bacharelados e licenciaturas nos anos 1960-1970, e chegando à crescente expansão do setor, a partir dos anos 1980. Busca-se, com esse relato, evidenciar as(im) possibilidades de constituição de uma atitude verdadeiramente crítico-transgressora no seio do Ensino Superior de Teatro no Brasil
- Imprenta:
- Data da defesa: 06.05.2011
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ABNT
BRITO, Paulo Marcos Falco de. A (in)desejada transgressão: uma história social do ensino superior de teatro no Brasil. 2011. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04082011-152252/. Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Brito, P. M. F. de. (2011). A (in)desejada transgressão: uma história social do ensino superior de teatro no Brasil (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04082011-152252/ -
NLM
Brito PMF de. A (in)desejada transgressão: uma história social do ensino superior de teatro no Brasil [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04082011-152252/ -
Vancouver
Brito PMF de. A (in)desejada transgressão: uma história social do ensino superior de teatro no Brasil [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04082011-152252/
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