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Dramaturgias consensuais: a interação verbal no ato criativo (2011)

  • Autores:
  • Autor USP: SAMPAIO, JULIANO CASIMIRO DE CAMARGO - IP
  • Unidade: IP
  • Sigla do Departamento: PSE
  • Assuntos: TEATRO; PEDAGOGIA; SUBJETIVIDADE; NARRATIVA
  • Idioma: Português
  • Resumo: Este trabalho se situa na fronteira entre as artes cênicas e a psicologia, particularmente o Construtivismo Semiótico-Cultural em Psicologia. Nosso problema central é compreender como o estudo sobre narrativas alegóricas construídas em espaços intersubjetivos cênicos e a construção desses espaços podem nos auxiliar na proposição de novas estratégias pedagógicas, seja no nível mesmo da sala de aula, seja na esfera da sala de ensaio (teatro). A articulação teórica desenvolvida será apresentada a partir da elaboração de um esquema que contemple aspectos balizadores do surgimento das narrativas: negociações intra e intersubjetivas e a fricção dessas, construção de espaços intersubjetivos, ilusão de apreensão total das intencionalidades e expectativas do outro e pluralidade dos conhecimentos. Esse esquema foi desenvolvido a partir da tentativa de análise de recortes da experiência empírica que originou esta pesquisa. Os trechos analisados, e que sarão apresentados, advieram de duas naturezas de registro: vídeo-gravações das etapas de construção de Dramaturgias Consensuais e anotações no caderno de campo do pesquisador. O Projeto Dramaturgias Consensuais compreende a elaboração de um texto dramatúrgico e de um espetáculo teatral resultante do mesmo, com crianças e adolescentes entre 08 e 14 anos. Chegar ao consenso atua como problematizador da ação interativa-criativa. A articulação entre as artes cênicas e a psicologia surgiu da necessidade de compreender: 1 - como a noção deespaço intersubjetivo e de negociação de sentido da experiência podem nos auxiliar na compreensão dos participantes da pesquisa, ou seja, sujeitos em processo de criação,nos sentidos das proposições de BOESCH, LINELL, MARKOVÀ, ROMMETVEIT, SIMÃO, VALSINER; 2 como a construção de narrativas pessoais, necessárias ao processo criativo, modula a constituição subjetiva; nesse sentido articulamos as considerações de Walter Benjamin sobre narrativa, conhecimento alegórico e instância representacional do sujeito (EU), com recortes das obras dos já citados autores do Construtivismo Semiótico-Cultural em Psicologia, no que concerne ao item 1
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 01.04.2011
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      SAMPAIO, Juliano Casimiro de Camargo. Dramaturgias consensuais: a interação verbal no ato criativo. 2011. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-22072011-151440/. Acesso em: 05 maio 2024.
    • APA

      Sampaio, J. C. de C. (2011). Dramaturgias consensuais: a interação verbal no ato criativo (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-22072011-151440/
    • NLM

      Sampaio JC de C. Dramaturgias consensuais: a interação verbal no ato criativo [Internet]. 2011 ;[citado 2024 maio 05 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-22072011-151440/
    • Vancouver

      Sampaio JC de C. Dramaturgias consensuais: a interação verbal no ato criativo [Internet]. 2011 ;[citado 2024 maio 05 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-22072011-151440/


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