Síndrome de Crouzon: impacto no desenvolvimento da linguagem oral e escrita (2011)
- Authors:
- USP affiliated authors: GEJÃO, MARIANA GERMANO - FOB ; LAMONICA, DIONISIA APARECIDA CUSIN - FOB
- Unidade: FOB
- Subjects: MUTAÇÃO GENÉTICA; DESENVOLVIMENTO DA FALA (IMPACTO); LINGUAGEM ESCRITA (DESENVOLVIMENTO;IMPACTO)
- Language: Português
- Abstract: A Síndrome de Crouzon (SC) é uma doença genética causada por mutação no gene responsável pela codificação dos receptores do fator de crescimento fibroblástico tipo 2. Caracteriza-se pela presença de craniossinostose, alterações linguísticas (sintáticas, semânticas, fonológicas e pragmáticas), auditivas, oculares e cognitivas. O objetivo deste estudo foi descrever habilidades de linguagem oral e cognitivas em uma menina de cinco anos com diagnóstico da SC. A avaliação constou de entrevista com pais, Teste de Screening de Desenvolvimento de DENVER-II, ABFW Teste de Linguagem Infantil (Parte A e B), Teste de Vocabulário por Imagem Peabody, Perfil de Habilidades Fonológicas, Prova de Memória de Trabalho Fonológica, Teste de Discriminação Auditiva, Teste Illinóis de Habilidades Psicolinguísticas, avaliação vocal e do sistema estomatognático, Pré-WISC-III, Bender e Matrizes Progressivas Coloridas de Raven. Nasceu pós-termo, com 33cm de perímetro cefálico, pesando 3250gr e medindo 48cm. Recebeu diagnóstico de SC com 1 ano, quando realizou cirurgia para craniossinostose e por complicações respiratórias iniciou o uso traqueostomia até 4 anos. Com 3 anos realizou cirurgia para colocação de distrator do crânio, utilizado por 1 ano. A criança apresentou atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. Teve diagnóstico de perda auditiva condutiva bilateral. Nas avaliações comunicativas verificou-se uso de frases simples, prejuízos na narrativa de fatos vivenciados e déficits de compreensão verbalOs testes aplicados evidenciaram defasagem em: habilidades motoras fina-adaptativa e grossa; vocabulário expressivo; desenvolvimento do sistema fonológico; memória de trabalho fonológica; discriminação auditiva; habilidades de consciência fonológica e habilidades psicolinguísticas (recepção, closura e memória sequencial auditiva, closura visual, expressão verbal e manual). Observou-se ainda, alterações nas funções do sistema estomatognático e vocal. A avaliação psicológica indicou prejuízos cognitivos, tanto na escala verbal quanto de execução (Pré-Wisc), com escores rebaixados no processamento perceptual analógico e no nível de informação. Tais achados são determinantes para a eficiência do desempenho comunicativo e acadêmico
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Anais
- Conference titles: JOFA - Jornada Fonoaudiológica de Bauru "Profa. Dra. Maria Inês Pegoraro-Krook"
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ABNT
ABE, Camila Mayumi et al. Síndrome de Crouzon: impacto no desenvolvimento da linguagem oral e escrita. 2011, Anais.. Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, 2011. . Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Abe, C. M., Gejão, M. G., Siscar, L. V., Niquerito, A. V., Tabaquim, M. de L. M., & Lamônica, D. A. C. (2011). Síndrome de Crouzon: impacto no desenvolvimento da linguagem oral e escrita. In Anais. Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo. -
NLM
Abe CM, Gejão MG, Siscar LV, Niquerito AV, Tabaquim M de LM, Lamônica DAC. Síndrome de Crouzon: impacto no desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Anais. 2011 ;[citado 2024 abr. 19 ] -
Vancouver
Abe CM, Gejão MG, Siscar LV, Niquerito AV, Tabaquim M de LM, Lamônica DAC. Síndrome de Crouzon: impacto no desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Anais. 2011 ;[citado 2024 abr. 19 ] - Comparação de habilidades auditivas receptivas, expressivas e visuais de indivíduos com hipotireoidismo congênito e fenilcetonúria
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