Exportar registro bibliográfico

Interesse de saber: um estudo com adolescente do ensino médio (2011)

  • Autores:
  • Autor USP: CROCHICK, NICOLE - IP
  • Unidade: IP
  • Sigla do Departamento: PSA
  • Assuntos: ADOLESCENTES; DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL; AUTORIDADE; ENSINO MÉDIO
  • Idioma: Português
  • Resumo: Um dos problemas da educação na atualidade é a falta de interesse demonstrada pelos alunos de ensino médio em relação aos conteúdos transmitidos pela escola. Muitos desses alunos sobretudo os mais ricos parecem perceber a escola predominantemente como um meio para obter a aprovação no vestibular e, posteriormente, a inserção no mercado de trabalho. Não demonstram, porém, vontade de saber; não vêem sentido em aprender e incorporar a cultura desenvolvida pela humanidade e transmitida pela escola. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo verificar o que leva estudantes do ensino médio de colégios particulares a se interessar pelo saber. Uma das respostas, proveniente da psicanálise, sugere que um aluno interessado pelo saber é aquele que se encontrou com o desejo de saber de um professor e constituiu, a partir dele, seu próprio desejo. Para procurar investigar esse interesse, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com doze alunos de uma sala de aula do segundo ano do ensino médio de uma escola particular de São Paulo, que atende uma clientela de alto poder aquisitivo. Os resultados desta pesquisa indicam que os pais e as figuras de autoridade tiveram um papel preponderante na determinação e no direcionamento do interesse de saber da maioria dos adolescentes pesquisados, assim como a consistência e o domínio do saber que transmitem. Os resultados indicam também que a falta de interesse que muitos demonstraram é relacionado por eles com o que julgam ser um pequenoespaço de fala e de discussão de ideias oferecido aos alunos pela escola. Relaciona-se ainda com a não valorização, por parte dos alunos, do conhecimento acumulado pela cultura
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 15.04.2011
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      CROCHICK, Nicole. Interesse de saber: um estudo com adolescente do ensino médio. 2011. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-21072011-154324/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Crochick, N. (2011). Interesse de saber: um estudo com adolescente do ensino médio (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-21072011-154324/
    • NLM

      Crochick N. Interesse de saber: um estudo com adolescente do ensino médio [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-21072011-154324/
    • Vancouver

      Crochick N. Interesse de saber: um estudo com adolescente do ensino médio [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-21072011-154324/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024