Exportar registro bibliográfico

Alocação dinâmica de recursos: aplicação ao transporte rodoviário de cargas em longa distância (2011)

  • Autores:
  • Autor USP: LIMA FILHO, ANTONIO MARTINS - EP
  • Unidade: EP
  • Sigla do Departamento: PTR
  • Assuntos: TRANSPORTE RODOVIÁRIO; OTIMIZAÇÃO ESTOCÁSTICA; HEURÍSTICA; PROGRAMAÇÃO DINÂMICA
  • Idioma: Português
  • Resumo: O planejamento operacional de um sistema de transporte de longa distância implica resolver um problema de otimização de rede dinâmica, visando a efetuar, de forma eficaz e eficiente, o atendimento às demandas de cargas, utilizando a capacidade de transporte disponível. A metodologia de solução proposta utiliza a abordagem de Rede de Filas Logísticas, a qual substitui o processo de otimização global da rede (usualmente utilizando Programação Linear Inteira) por um modelo de Programação Dinâmica Estocástica, Aproximada e Adaptativa, que permite a resolução de uma série de subproblemas delimitados no tempo, reduzindo sensivelmente a quantidade de variáveis envolvidas. Este método permite a utilização de modelos matemáticos mais realistas em horizontes de planejamento mais amplos. O presente trabalho estende os modelos encontrados na Literatura, aplicando o método a problemas de maior complexidade, incluindo a consideração de frotas heterogêneas de veículos, janelas de início de atendimento, utilização de terceiros transportadores e penalidades pelo não atendimento das demandas. São apresentados exemplos de problemas experimentais submetidos com sucesso à técnica desenvolvida. O trabalho inclui ainda o delineamento de um Sistema de Apoio à Decisão incorporando a metodologia proposta.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 13.05.2011
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      LIMA FILHO, Antonio Martins. Alocação dinâmica de recursos: aplicação ao transporte rodoviário de cargas em longa distância. 2011. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-25082011-135158/. Acesso em: 16 abr. 2024.
    • APA

      Lima Filho, A. M. (2011). Alocação dinâmica de recursos: aplicação ao transporte rodoviário de cargas em longa distância (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-25082011-135158/
    • NLM

      Lima Filho AM. Alocação dinâmica de recursos: aplicação ao transporte rodoviário de cargas em longa distância [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 16 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-25082011-135158/
    • Vancouver

      Lima Filho AM. Alocação dinâmica de recursos: aplicação ao transporte rodoviário de cargas em longa distância [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 16 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-25082011-135158/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024