Aplicabilidade do Software Auxiliar na Reabilitação de Distúrbios Auditivos (SARDA) em crianças com deficiência auditiva (2011)
- Autores:
- Autor USP: SILVA, MARIANE PERIN DA - FOB
- Unidade: FOB
- Sigla do Departamento: BAF
- Assuntos: PERDA AUDITIVA (REABILITAÇÃO); SOFTWARES; REABILITAÇÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS; APARELHO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL
- Idioma: Português
- Resumo: A utilização do computador na terapia fonoaudiológica faz parte do processo terapêutico, possibilitando o treinamento das habilidades auditivas por meio de softwares. Para tanto, esta pesquisa teve como objetivo verificar a aplicabilidade do Software Auxiliar na Reabilitação de Distúrbios Auditivos (SARDA) em crianças com deficiência auditiva. A amostra foi formada por 17 crianças com deficiência auditiva, sendo 10 usuárias de Implante Coclear (IC) e sete usuárias de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI). O estudo foi realizado em três etapas: 1) avaliação da percepção da fala no silêncio e no ruído; 2) 30 minutos de estimulação com o SARDA, duas vezes por semana, durante o tempo necessário para a criança finalizar as estratégias; 3) reavaliação dos quesitos testados na primeira etapa. O teste de percepção da fala utilizado foi o Hearing in Noise Test (HINT). Para a análise estatística dos dados foram utilizados os testes t de Student para dados pareados e independentes e o teste de Correlação de Pearson. As crianças usuárias de IC necessitaram em média 12,2 dias para a finalizarem os jogos e as crianças usuárias de AASI em média 10,14 dias. Os dois grupos apresentaram diferença estatisticamente significante entre as avaliações pré e pós no silêncio e no ruído. A média do Limiar de Reconhecimento de Sentenças (LRS) do grupo de usuários de IC foi de 62,5 dB na avaliação pré e 55,28 dB na avaliação pós e a média da relação Sinal/Ruído (S/R) foi de 5,19 dB na avaliação pré e 1,34 dB na avaliação pós. A média do LRS do grupo de usuários de AASI foi de 61,8 dB na avaliação pré e 55,27 dB na avaliação pós e a relação S/R foi de 5,89 dB na avaliação pré e 2,43 dB na avaliação pós. Na análise do desempenho das crianças nas estratégias, notou-se uma gradativa diminuição no tempo dispensado para aconclusão das etapas. As crianças mais novas necessitaram de mais tempo para a conclusão do treinamento ou não conseguiram finalizar as estratégias; contudo, não houve correlação estatística entre a idade e o desempenho nas estratégias. Pode-se concluir que o treinamento auditivo com o SARDA foi eficaz, pois os resultados indicaram uma melhora da habilidade de percepção da fala no silêncio e no ruído das crianças com deficiência auditiva.
- Imprenta:
- Data da defesa: 15.07.2011
-
ABNT
SILVA, Mariane Perin da. Aplicabilidade do Software Auxiliar na Reabilitação de Distúrbios Auditivos (SARDA) em crianças com deficiência auditiva. 2011. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Bauru, 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-27092011-154344/. Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Silva, M. P. da. (2011). Aplicabilidade do Software Auxiliar na Reabilitação de Distúrbios Auditivos (SARDA) em crianças com deficiência auditiva (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Bauru. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-27092011-154344/ -
NLM
Silva MP da. Aplicabilidade do Software Auxiliar na Reabilitação de Distúrbios Auditivos (SARDA) em crianças com deficiência auditiva [Internet]. 2011 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-27092011-154344/ -
Vancouver
Silva MP da. Aplicabilidade do Software Auxiliar na Reabilitação de Distúrbios Auditivos (SARDA) em crianças com deficiência auditiva [Internet]. 2011 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-27092011-154344/ - Habilidades auditivas e de linguagem de crianças usuárias de implante coclear: análise dos marcadores clínicos de desenvolvimento
- Análise da voz de crianças usuárias de implante coclear bilateral
- Desempenho auditivo de crianças usuárias de implante coclear: anáçose longitudinal
- Desempenho auditivo de crianças usuárias de implante coclear: análise longitudinal
- Curso online sobre reabilitação auditiva em crianças: avaliação de reação
- Análise da voz de crianças usuárias de implante coclear bilateral
- Análise da voz de crianças usuárias de implante coclear bilateral
- Desempenho auditivo e de linguagem de crianças com Desordem do Espectro da Neuropatia Auditiva usuárias de implante coclear: análise longitudinal
- Habilitação e reabilitação auditiva em crianças: capacitação a distância para profissionais do sistema único de saúde
- Prevalência da perda auditiva no Brasil: revisão sistemática e meta-análise
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas