Exportar registro bibliográfico

As relações de poder e o corpo na sala de aula: a transição da educação infantil para o Ensino Fundamental (2011)

  • Autores:
  • Autor USP: AGUILLAR, ADRIANA MAIMONE - FFCLRP
  • Unidade: FFCLRP
  • Sigla do Departamento: 594
  • Assuntos: EDUCAÇÃO INFANTIL; ENSINO FUNDAMENTAL; CARTOGRAFIA; INTERAÇÃO PROFESSOR ALUNO
  • Idioma: Português
  • Resumo: Este trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa dos corpos na educação escolar, no momento de transição da educação infantil para o ensino fundamental. O objetivo do trabalho foi compreender como se dá a produção da subjetividade infantil por meio das relações estabelecidas entre os corpos nas situações de educação formal. Foi realizada uma pesquisa, inicialmente em uma sala de aula de alunos de cinco anos, os quais se encontravam na educação infantil e, posteriormente, analisou-se a transição da educação infantil para o ensino fundamental, por meio da análise de dados coletados na mesma turma de crianças, quando frequentando o primeiro ano do ensino fundamental. Para tanto, foi realizada a observação participante nas salas de aula. Após a coleta dos dados e com base no referencial teórico fundamentado em Friedrich Nietzsche, Michel Foucault, Gilles Deleuze e Félix Guattari, foram analisadas as categorias que surgiram, com o auxílio da cartografia. Como resultado, foi elaborado um mapa dos corpos das crianças nos espaços escolares, e dentro destes presencia-se as tentativas de controle dos corpos e suas estratégias, os produtos da disciplina e as linhas de fuga. A partir das conclusões, acredita-se que, apesar de todo o investimento em um modelo disciplinar na escola, as crianças escapam e criam linhas de fuga constantemente
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 01.08.2011
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      AGUILLAR, Adriana Maimone. As relações de poder e o corpo na sala de aula: a transição da educação infantil para o Ensino Fundamental. 2011. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-19092011-224809/. Acesso em: 18 abr. 2024.
    • APA

      Aguillar, A. M. (2011). As relações de poder e o corpo na sala de aula: a transição da educação infantil para o Ensino Fundamental (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-19092011-224809/
    • NLM

      Aguillar AM. As relações de poder e o corpo na sala de aula: a transição da educação infantil para o Ensino Fundamental [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-19092011-224809/
    • Vancouver

      Aguillar AM. As relações de poder e o corpo na sala de aula: a transição da educação infantil para o Ensino Fundamental [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-19092011-224809/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024