Análise da gestão de ideias de produtos para apoiar o planejamento da inovação (2011)
- Authors:
- Autor USP: CUNHA, VITOR PINHEIRO - EESC
- Unidade: EESC
- Sigla do Departamento: SES
- Subjects: INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS; GESTÃO POR PROCESSOS; ESTUDO DE CASO
- Language: Português
- Abstract: Organizações têm de lidar com um ambiente dinâmico em que a inovação é essencial para o sucesso dos negócios. Além disso, a capacidade de inovar em produto de qualquer organização está diretamente relacionada a um fluxo contínuo de novas ideias capazes de atender às oportunidades de novos produtos e tecnologias. Apesar do seu papel importante no início do processo de inovação, ao contrário de tentar gerenciar o surgimento de novas ideias, a abordagem mais comumente preconizada pelas empresas é de incentivar a geração de um grande número de ideias. No entanto, o sucesso do desenvolvimento de novos produtos requer mais do que gerar ideias, outras características do processo devem ser consideradas. Para ajudar na compreensão dessas características, essa pesquisa tem como objetivo analisar como o processo de gestão de ideias de produtos é realizado nas empresas. Para atingir esse objetivo, primeiramente, é proposto um modelo conceitual síntese da gestão de ideias baseado nas características identificadas literatura. Em seguida, para compreender o comportamento dessas características na prática, é realizado um estudo de casos múltiplos em 15 empresas reconhecidas como inovadoras e de diversos setores da indústria. Por fim, baseado nos dados levantados nas empresas, as características do processo de gestão de ideias são analisadas e confrontadas com as informações obtidas na revisão da literatura. A partir do estudo é identificado que a condução do processo de gestão de ideias pode seguir diferentes lógicas conforme as características das empresas. Certos fatores, tais como: definições estratégicas, formas de condução do processo e fatores organizacionais devem ser levados em conta na definição da melhor forma de gerenciar o processo.Considerando, que os estudos identificados na literatura concentram-se em analisar características específicas do processo, tornando difícil obter uma visão completa do processo, esta pesquisa apresenta uma importante contribuição para a teoria acadêmica por meio da análise das principais características que compõem o processo. Este trabalho apresenta ainda uma contribuição para empresas, pois pode ser utilizado como referência de como o processo vem sendo desenvolvido e fornece uma visão prática de como pode ser estruturada a gestão de ideias
- Imprenta:
- Publisher place: São Carlos
- Date published: 2011
- Data da defesa: 23.09.2011
-
ABNT
CUNHA, Vitor Pinheiro. Análise da gestão de ideias de produtos para apoiar o planejamento da inovação. 2011. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18156/tde-10112011-093327/. Acesso em: 29 mar. 2024. -
APA
Cunha, V. P. (2011). Análise da gestão de ideias de produtos para apoiar o planejamento da inovação (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18156/tde-10112011-093327/ -
NLM
Cunha VP. Análise da gestão de ideias de produtos para apoiar o planejamento da inovação [Internet]. 2011 ;[citado 2024 mar. 29 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18156/tde-10112011-093327/ -
Vancouver
Cunha VP. Análise da gestão de ideias de produtos para apoiar o planejamento da inovação [Internet]. 2011 ;[citado 2024 mar. 29 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18156/tde-10112011-093327/
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas