Ensino médio: possibilidades de avaliação (2011)
- Authors:
- USP affiliated authors: ALAVARSE, OCIMAR MUNHOZ - FE ; MORAES, CARMEN SYLVIA VIDIGAL - FE
- Unidade: FE
- DOI: 10.1590/s0101-73302011000300011
- Subjects: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; ENSINO MÉDIO; ENSINO PROFISSIONAL E TÉCNICO; EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
- Language: Português
- Abstract: Neste artigo procura-se articular um conjunto de indicadores que permitiriam avaliar o ensino médio, incluindo a modalidade de educação de jovens e adultos. Parte-se de uma série histórica de matrículas no período de 1991 a 2010, com taxas líquidas de matrícula para a população de 15 a 17 anos, por dependências administrativas e turnos. Abarcam-se, também, as taxas de rendimento, especialmente as taxas de aprovação que expressam o sucesso no fluxo escolar. O quadro é completado com os resultados de desempenho no saeb, que se conjugam com as taxas de aprovação para compor o ideb, apresentado pelo MEC como indicador de qualidade da educação básica, o que remete a algumas problematizações sobre a concepção de avaliação e qualidade. Tais indicadores sinalizam os desafios de atendimento dessa etapa da educação básica às vésperas de sua obrigatoriedade, nos marcos do que se denomina democratização do ensino. Detalha-se o PROEJA no escopo de incluir outros elementos para uma avaliação mais abrangente do ensino médio, notadamente em relação à eja e ao mundo do trabalho.
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Educação & Sociedade
- ISSN: 0101-7330
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 32, n. 116, p. 807-838, 2011
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
MORAES, Carmen Sylvia Vidigal e ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Ensino médio: possibilidades de avaliação. Educação & Sociedade, v. 32, n. 116, p. 807-838, 2011Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0101-73302011000300011. Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Moraes, C. S. V., & Alavarse, O. M. (2011). Ensino médio: possibilidades de avaliação. Educação & Sociedade, 32( 116), 807-838. doi:10.1590/s0101-73302011000300011 -
NLM
Moraes CSV, Alavarse OM. Ensino médio: possibilidades de avaliação [Internet]. Educação & Sociedade. 2011 ; 32( 116): 807-838.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0101-73302011000300011 -
Vancouver
Moraes CSV, Alavarse OM. Ensino médio: possibilidades de avaliação [Internet]. Educação & Sociedade. 2011 ; 32( 116): 807-838.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0101-73302011000300011 - SP corta aulas de português e matemática. [Depoimento a Fábio Takahashi]
- Nova ldb e a questao do ensino profissional
- Contribuicao para a definicao de uma politica de formacao profissional
- A reforma do ensino médio e a educação profissional
- Gramsci e a educação no Brasil (Prefácio)
- A relação trabalho e educação em perspectiva histórica e sociológica
- A maçonaria republicana e a educação
- Você é a favor da redução da verba do Sistema S para a criação do Funtep? [Depoimento]
- Classes especiais para excepcionais: a experiência da Profº Jay Arruda de Toledo Piza
- Gostaria de comentar alguns aspectos...
Informações sobre o DOI: 10.1590/s0101-73302011000300011 (Fonte: oaDOI API)
Download do texto completo
Tipo | Nome | Link | |
---|---|---|---|
Ensino médio possibilida... | Direct link |
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas