Concepções de professores sobre a prática avaliativa em um currículo integrado e orientado por competência (2011)
- Autores:
- Autor USP: OLIVEIRA, MARIA AMELIA DE CAMPOS - EE
- Unidade: EE
- Assuntos: PROFESSORES; CURRÍCULOS E PROGRAMAS; CURRÍCULO DE ENSINO SUPERIOR (ENFERMAGEM); PRÁTICA EM HOSPITAL
- Idioma: Português
- Resumo: Introdução: desde 2003 o Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília adota um currículo integrado e orientado por competência. Para os processos de ensino-aprendizagem e avaliação, utiliza cenários da Atenção Básica e da Hospitalar, nos quais trabalha com situações da prática. Como estratégia de avaliação do desempenho dos estudantes nas áreas do cuidado individual, coletivo e de gestão em saúde, utiliza o Exercício de Avaliação da Prática Profissional (EAPP), em que atores contratados atuam como pacientes em situações simuladas. Objetivo: identificar concepções de avaliação dos professores envolvidos no EAPP. Método: foram analisados 155 instrumentos de avaliação preenchidos pelos professores que participam do EAPP. Além disso, foram filmados os EAPP de quatro estudantes de primeira e terceira séries, que envolveram oito professores. A coleta de dados foi realizada no período novembro de 2007 a maio de 2008. As filmagens foram transcritas e os textos resultantes submetidos à análise de discurso, que permitiu identificar núcleos de sentido e temas. Para interpretação dos dados utilizou-se o Método de Interpretação dos Sentidos proposto por Gomes e Minayo. Resultados: foram identificadas diferentes concepções de avaliação expressas pelos professores, desde a concepção funcionalista até uma mais vinculada à abordagem socioconstrutivista de educação, que valoriza tanto o produto quanto o processo, o que contribui para diminuir os efeitos negativos da avaliaçãoConsiderações finais: identificou-se a necessidade de aprofundar a reflexão coletiva sobre as práticas pedagógicas, em especial as práticas de avaliação, por meio de um processo de sucessivas aproximações, que permita aos professores do Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília repensar as formas de organização do trabalho docente, com ênfase no processo avaliativo, considerando as concepções existentes e buscando produzir consensos
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Comunicação coordenada
- Nome do evento: Simpósio Internacional de Políticas e Práticas em Saúde Coletiva na Perspectiva da Enfermagem
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ABNT
BRACCIALLI, Luzmarina Aparecida Doretto e OLIVEIRA, Maria Amélia de Campos. Concepções de professores sobre a prática avaliativa em um currículo integrado e orientado por competência. 2011, Anais.. São Paulo: Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, 2011. . Acesso em: 20 abr. 2024. -
APA
Braccialli, L. A. D., & Oliveira, M. A. de C. (2011). Concepções de professores sobre a prática avaliativa em um currículo integrado e orientado por competência. In Comunicação coordenada. São Paulo: Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo. -
NLM
Braccialli LAD, Oliveira MA de C. Concepções de professores sobre a prática avaliativa em um currículo integrado e orientado por competência. Comunicação coordenada. 2011 ;[citado 2024 abr. 20 ] -
Vancouver
Braccialli LAD, Oliveira MA de C. Concepções de professores sobre a prática avaliativa em um currículo integrado e orientado por competência. Comunicação coordenada. 2011 ;[citado 2024 abr. 20 ] - A institucionalização e o desenvolvimento da enfermagem no Brasil frente ás politicas de saúde
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