Avaliação de competências na formação inicial em enfermagem: alguns pressupostos (2011)
- Authors:
- Autor USP: OLIVEIRA, MARIA AMELIA DE CAMPOS - EE
- Unidade: EE
- Subjects: AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE TRABALHO; ENFERMAGEM (FORMAÇÃO PROFISSIONAL)
- Language: Português
- Abstract: O novo contexto econômico, social e cultural exige mudanças na formação profissional e, conseqüentemente, novas competências dos trabalhadores para ingresso no mercado do trabalho, cada vez mais flexível e instável. Espera-se que sejam capazes de tomar decisões críticas, versáteis e reflexivas em busca de respostas para os desafios do novo contexto profissional. Trabalho em grupo, capacidade de diagnosticar problemas, intervenção, enfrentamento de mudanças e busca pela melhoria da qualidade nos processos de trabalho são as novas exigências, e na área da saúde não é diferente: almeja-se que os profissionais estejam capacitados para os desafios da atenção à saúde em sociedades que enfrentam problemas cada vez mais complexos. A Enfermagem vem se empenhando em mudanças na formação profissional através da reformulação de projetos pedagógicos pelas instituições de ensino superior, da implementação de currículos orientados por competência e da incorporação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, baseadas na reflexão crítica sobre os problemas de saúde e seus determinante. Frente à complexidade do desenvolvimento das competências nos cursos de formação inicial em Enfermagem, ressalta-se a importância de avaliar as competências que estão sendo desenvolvidas pelos estudantes como uma alternativa para a consolidação dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e para a formação de profissionais com responsabilidade social voltados para a integralidade da saúde. No contexto do SUS, espera-se que formação inicial em enfermagem favoreça o desenvolvimento de competências para a realização de ações coletivas em saúdeA ênfase em processos coletivos exige o acompanhamento e a investigação de ações e posturas no âmbito acadêmico e profissional, a fim de fortalecer ou reparar as ações que estão sendo desenvolvidas. A competência, enquanto capacidade de mobilizar habilidades, saberes, esquemas mentais, atitudes e posturas, consiste num atributo que não pode estar baseada em práticas autoritárias e direcionadas à verificação de conteúdos, atitudes, hábitos ou comportamentos. Tampouco processos avaliativos padronizados e homogeneizados, que se preocupam apenas em expressar uma classificação final, permitem realizar a avaliação de competências, uma vez que espera-se que o indivíduo seja capaz de produzir desempenhos adequados não apenas às situações rotineiras. A competência só pode ser avaliada em ação, e ocorre no confronto com situações concretas nos cenários de prática profissional, tendo como referência, portanto, o mundo do trabalho. Dessa forma, ao se adotar um currículo orientado por competência, fazem-se necessárias mudanças também na avaliação da aprendizagem, de forma que esta possa contribuir, ainda, numa boa estratégia para o diagnóstico de situações-problema no processo de ensino e aprendizagem, a identificação das necessidades dos envolvidos e o aperfeiçoamento do trabalho docente
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Pôster
- Conference titles: Simpósio Internacional de Políticas e Práticas em Saúde Coletiva na Perspectiva da Enfermagem
-
ABNT
PEREIRA, Juliana Guisardi et al. Avaliação de competências na formação inicial em enfermagem: alguns pressupostos. 2011, Anais.. São Paulo: Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, 2011. . Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Pereira, J. G., Burgatti, J. C., Braccialli, L. A. D., Oliveira, M. A. de C., Silva, T. M. R. da, Leonello, V. M., & Alves, E. (2011). Avaliação de competências na formação inicial em enfermagem: alguns pressupostos. In Pôster. São Paulo: Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo. -
NLM
Pereira JG, Burgatti JC, Braccialli LAD, Oliveira MA de C, Silva TMR da, Leonello VM, Alves E. Avaliação de competências na formação inicial em enfermagem: alguns pressupostos. Pôster. 2011 ;[citado 2024 abr. 23 ] -
Vancouver
Pereira JG, Burgatti JC, Braccialli LAD, Oliveira MA de C, Silva TMR da, Leonello VM, Alves E. Avaliação de competências na formação inicial em enfermagem: alguns pressupostos. Pôster. 2011 ;[citado 2024 abr. 23 ] - A institucionalização e o desenvolvimento da enfermagem no Brasil frente ás politicas de saúde
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