Joint-venture como estratégia de internacionalização de empresas: um ensaio teórico (2011)
- Authors:
- Autor USP: CARVALHO, DIRCEU TORNAVOI DE - FEARP
- Unidade: FEARP
- Subjects: JOINT VENTURES; ALIANÇAS ESTRATÉGICAS; INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS
- Language: Português
- Abstract: Alianças estratégicas, parcerias e joint-ventures têm sido estratégias utilizadas por diversas empresas para melhorar a eficiência operacional, maximizar resultados, viabilizar a expansão física das mesmas, aumentar a competitividade e penetrar em mercados internacionais. O processo de Globalização de mercados, os acordos multilaterais para a formação de blocos econômicos, como a Área de Livre Comércio das Américas (ALCA), a União Européia (EU), o Mercado Comum do Sul (Mercosul), a crescente competição nos mercados internacionais, a concorrência acirrada por preços reduzidos e qualidade elevada dos produtos são fatores que motivam ou impulsionam as empresas a estabelecer joint-ventures. Os objetivos centrais deste trabalho são: - sintetizar, com base na literatura, o conceito de joint-venture, enfatizando definições, vantagens e desvantagens na adoção deste modo de entrada em mercados internacionais; - realizar um ensaio teórico acerca do tema joint-venture, visando contribuir para o conhecimento neste campo de estudo
- Imprenta:
- Publisher place: Piracicaba
- Date published: 2011
- Source:
- Título do periódico: Revista de Negócios Internacionais
- ISSN: 1679-0693
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 9, n. 16, p. 1-14, 2011
-
ABNT
LIMA, Gustavo Barbieri e CARVALHO, Dirceu Tornavoi de. Joint-venture como estratégia de internacionalização de empresas: um ensaio teórico. Revista de Negócios Internacionais, v. 9, n. 16, p. 1-14, 2011Tradução . . Acesso em: 30 mar. 2024. -
APA
Lima, G. B., & Carvalho, D. T. de. (2011). Joint-venture como estratégia de internacionalização de empresas: um ensaio teórico. Revista de Negócios Internacionais, 9( 16), 1-14. -
NLM
Lima GB, Carvalho DT de. Joint-venture como estratégia de internacionalização de empresas: um ensaio teórico. Revista de Negócios Internacionais. 2011 ; 9( 16): 1-14.[citado 2024 mar. 30 ] -
Vancouver
Lima GB, Carvalho DT de. Joint-venture como estratégia de internacionalização de empresas: um ensaio teórico. Revista de Negócios Internacionais. 2011 ; 9( 16): 1-14.[citado 2024 mar. 30 ] - Negócios eletrônicos nos sistemas agroalimentares
- Adoption of high tech services by low-income consumers: a study on cable to in Brazil
- Estilos de vida dos estudantes universitários no Brasil: um estudo piloto
- Internacionalização de empresas via consórcio de exportação: o caso wimes from Brazil
- Redes interorganizacionais de cooperação para a internacionalização
- Green orientation and consumer choice
- A exportação simplificada e a forma de utilização desse serviço pelas micro e pequenas empresas
- O Brasil como visto na Holanda: investigando a imagem do país como vantagem competitiva
- Modelagem de equações estruturais das dimensões do brand equity baseado no cliente
- Desenvolvimento de um framework teórico para a análise da experiência do consumidor em contextos sociais
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas