Relatório de análise estatística sobre o projeto "validação do inventário de estilo de aprendizagem (Learning Style Inventory - LSI) de David A. Kolb para idosos brasileiros" (2011)
- Autores:
- Autores USP: ELIAN, SILVIA NAGIB - IME ; AUBIN, ELISETE DA CONCEICAO QUINTANEIRO - IME ; IZAWA, RENATO TADASHI SHINOSAKI - IME
- Unidade: IME
- Assunto: ESTATÍSTICA APLICADA
- Idioma: Português
- Resumo: No presente trabalho, é analisado o processo de aprendizagem de idosos. Essa pesquisa tem como objetivo realizar a validação do Inventário de Estilo de Aprendizagem para indivíduos com idade igual ou superior a 60 anos e analisar o estilo de aprendizagem dos idosos, segundo suas características socioeconômicas. A classificação de idosos segundo seu estilo de aprendizagem pelo Inventário de Estilos de Aprendizagem de David A. Kolb (1993) indicou que a maioria dos idosos que fazem parte do programa Universidade Aberta à Terceira Idade da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo são do estilo assimilador, seguido por divergente, convergente e acomodador. A maioria dos idosos divergentes era do sexo feminino, casados ou divorciados, com ensino fundamental, não aposentado, com renda menor ou igual a dois salários mínimos, com idade entre 70 e 75 anos. Entre os assimiladores, a maioria era composta por homens solteiros, com pelo menos ensino médio, aposentado, recebendo entre dois e três salários mínimos ou mais de cinco, com pelo menos 75 anos. Já entre os acomodadores, há mais mulheres solteiras, com formação até ensino fundamental, não aposentadas, que recebem até 2 salários mínimos e idade entre 60 e 65 anos. Finalmente, entre os convergentes, há mais homens viúvos, com até o ensino fundamental, aposentados, que recebem entre 3 e 5 salários mínimos, com idade entre 70 e 75 anos. O inventário apresenta coerência no agrupamento das afirmativas e a formação dos ciclos de aprendizagem, com perda de consistência interna ao se retirar cada questão ou afirmativa. Observou-se baixa reprodutibilidade do instrumento (kappa = 37,88%) em aplicações em diferentes instantes. A análise sugere existência de associação entre estilos de aprendizagem dos idosos e sexo (p = 0,0372), faixa etária (p = 0,0450), escolaridade para o sexo masculino (p = 0,0155) e sexo para idosos comaté o nível ensino fundamental (p = 0,0166
- Imprenta:
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ABNT
ELIAN, Silvia Nagib e AUBIN, Elisete da Conceição Quintaneiro e IZAWA, Renato Tadashi. Relatório de análise estatística sobre o projeto "validação do inventário de estilo de aprendizagem (Learning Style Inventory - LSI) de David A. Kolb para idosos brasileiros". . São Paulo: IME-USP. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/d5c29236-db3a-451b-9aed-bd0b19190729/2258992.pdf. Acesso em: 18 abr. 2024. , 2011 -
APA
Elian, S. N., Aubin, E. da C. Q., & Izawa, R. T. (2011). Relatório de análise estatística sobre o projeto "validação do inventário de estilo de aprendizagem (Learning Style Inventory - LSI) de David A. Kolb para idosos brasileiros". São Paulo: IME-USP. Recuperado de https://repositorio.usp.br/directbitstream/d5c29236-db3a-451b-9aed-bd0b19190729/2258992.pdf -
NLM
Elian SN, Aubin E da CQ, Izawa RT. Relatório de análise estatística sobre o projeto "validação do inventário de estilo de aprendizagem (Learning Style Inventory - LSI) de David A. Kolb para idosos brasileiros" [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/d5c29236-db3a-451b-9aed-bd0b19190729/2258992.pdf -
Vancouver
Elian SN, Aubin E da CQ, Izawa RT. Relatório de análise estatística sobre o projeto "validação do inventário de estilo de aprendizagem (Learning Style Inventory - LSI) de David A. Kolb para idosos brasileiros" [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/d5c29236-db3a-451b-9aed-bd0b19190729/2258992.pdf - Relatório de análise estatística sobre o projeto "validação do inventário de estilo de aprendizagem (Learning Style Inventory - LSI) de David A. Kolb para idosos brasileiros"
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