O ensino de cartografia e o desenvolvimento de competências de aprendizagem: uma contribuição para a formação de professor de geografia do ensino fundamental II (2011)
- Authors:
- Autor USP: ORTEGA, THIAGO FERNANDES - FFLCH
- Unidade: FFLCH
- Sigla do Departamento: FLG
- Subjects: FORMAÇÃO DE PROFESSORES; CARTOGRAFIA (ENSINO); GEOGRAFIA (ENSINO)
- Keywords: alfabetização cartográfica; cartografia escolar; competências de aprendizagem; ensino de geografia
- Language: Português
- Abstract: Este trabalho apresenta uma investigação sobre o ensino da cartografia articulado ao desenvolvimento de competências de aprendizagem, destacando a importância da formação dos professores de geografia para o desenvolvimento de práticas de ensino que atinjam os objetivos do processo de alfabetização cartográfica. Parte-se da idéia de que é extremamente importante que os professores adquiram os conhecimentos básicos da cartografia escolar e do ensino a partir do desenvolvimento de competências para mediar esses conhecimentos e práticas juntamente com os alunos. Nesse sentido, o trabalho toma como ponto de partida o ensino de cartografia no 6° ano do ensino fundamental II, onde os alunos têm, pela primeira vez, o contato com o profissional de ensino especialista em geografia. Nessa etapa dos estudos, também, é onde (dentro do currículo do Estado de São Paulo) aparecem propostas as noções básicas de cartografia a serem desenvolvidas em sala de aula. Assim, para contribuir com a formação dos professores de geografia dentro dessa perspectiva, a pesquisa parte da análise do currículo do Estado de São Paulo e da discussão das práticas docentes em sala de aula, compreendendo as noções de cartografia desenvolvidas no 6° do ensino fundamental II, haja vista as grandes dificuldades dos professores em lidar com o assunto. Dessa forma, considera-se que, através da discussão e da compreensão da metodologia que esta por detrás do currículo, é possível contribuir com o professor no que dizrespeito à sua própria formação, e contribuir com o aluno no que diz respeito à aquisição das noções básicas de cartografia e ao desenvolvimento de competências de aprendizagem que serão essenciais na resolução de situações-problema, tanto na vida escolar como na vida cotidiana
- Imprenta:
- Data da defesa: 19.09.2011
-
ABNT
ORTEGA, Thiago Fernandes. O ensino de cartografia e o desenvolvimento de competências de aprendizagem: uma contribuição para a formação de professor de geografia do ensino fundamental II. 2011. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-21052012-155646/. Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Ortega, T. F. (2011). O ensino de cartografia e o desenvolvimento de competências de aprendizagem: uma contribuição para a formação de professor de geografia do ensino fundamental II (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-21052012-155646/ -
NLM
Ortega TF. O ensino de cartografia e o desenvolvimento de competências de aprendizagem: uma contribuição para a formação de professor de geografia do ensino fundamental II [Internet]. 2011 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-21052012-155646/ -
Vancouver
Ortega TF. O ensino de cartografia e o desenvolvimento de competências de aprendizagem: uma contribuição para a formação de professor de geografia do ensino fundamental II [Internet]. 2011 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-21052012-155646/
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas