Alimentação escolar: percepções dos atores sociais de escolas de um município da região metropolina de São Paulo (2012)
- Autores:
- Autor USP: ASSÁO, TATIANA YURI - FSP
- Unidade: FSP
- Sigla do Departamento: HNT
- DOI: 10.11606/T.6.2012.tde-16052012-114342
- Assuntos: ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PERCEPÇÃO); EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL; PROGRAMAS E POLÍTICAS DE NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO; ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL (PERCEPÇÃO); ESCOLAS (RECURSOS HUMANOS;PERCEPÇÃO); ANÁLISE DE CONTEÚDO; PESQUISA QUALITATIVA (MÉTODOS)
- Idioma: Português
- Resumo: Introdução: O Programa Nacional de Alimentação Escolar é um dos mais antigos programas na área da alimentação, visa atender parcialmente as necessidades nutricionais dos alunos, contribuindo para o seu crescimento e desenvolvimento, e promover a formação de hábitos alimentares saudáveis. Objetivo: Analisar as percepções atribuídas por atores da comunidade escolar à alimentação escolar. Métodos: O estudo do tipo descritivo com abordagem qualitativa foi desenvolvido em escolas públicas do ensino fundamental do município de Guarulhos, São Paulo. Dentre as 63 escolas ativas em 2007, a partir da combinação de indicadores de condições socioeconômica da região, processo produtivo local e tamanho das escolas, selecionou-se uma amostra de 13 instituições. Para coleta de dados com as crianças utilizou-se a técnica do desenho. Enquanto com as merendeiras e profissionais do núcleo pedagógico aplicou-se o grupo focal, e para a equipe técnica a entrevista em grupo. As informações foram tratadas de acordo com a análise de conteúdo e discutidas com referencial teórico sobre o tema. Resultados e Discussão: Participaram do estudo 82 crianças, 22 merendeiras, 9 profissionais do núcleo pedagógico e 4 da equipe técnica. Foram identificadas percepções da alimentação escolar alicerçadas em três aspectos: do alimento, do ambiente e das relações sociais.As percepções dos atores eram concebidas de acordo com o núcleo de trabalho a que pertenciam, influenciadas pelas atribuições e funções desempenhadas pelo grupo no âmbito escolar. Apesar das diretrizes do programa apresentarem-se bem definidas, para esses grupos, na prática, demonstraramse segmentadas. Considerações Finais: Algumas questões identificadas deixaram claras as potencialidades que o programa tem para atender os objetivos propostos, no entanto, outras apontam entraves que dificultam reconhecê-lo como um programa de Segurança Alimentar e Nutricional. Para que essas potencialidades sejam desenvolvidas e os entraves superados, um dos desafios, entre outros, é possibilitar ações de integração, de compartilhamento real do entendimento acerca da alimentação escolar, considerando os diferentes atores que permeiam esse momento, de forma a reconhecer estas dimensões conjuntamente.
- Imprenta:
- Data da defesa: 07.05.2012
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- Cor do Acesso Aberto: gold
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ABNT
ASSÁO, Tatiana Yuri. Alimentação escolar: percepções dos atores sociais de escolas de um município da região metropolina de São Paulo. 2012. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.11606/T.6.2012.tde-16052012-114342. Acesso em: 11 maio 2024. -
APA
Assáo, T. Y. (2012). Alimentação escolar: percepções dos atores sociais de escolas de um município da região metropolina de São Paulo (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://doi.org/10.11606/T.6.2012.tde-16052012-114342 -
NLM
Assáo TY. Alimentação escolar: percepções dos atores sociais de escolas de um município da região metropolina de São Paulo [Internet]. 2012 ;[citado 2024 maio 11 ] Available from: https://doi.org/10.11606/T.6.2012.tde-16052012-114342 -
Vancouver
Assáo TY. Alimentação escolar: percepções dos atores sociais de escolas de um município da região metropolina de São Paulo [Internet]. 2012 ;[citado 2024 maio 11 ] Available from: https://doi.org/10.11606/T.6.2012.tde-16052012-114342
Informações sobre o DOI: 10.11606/T.6.2012.tde-16052012-114342 (Fonte: oaDOI API)
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