Exportar registro bibliográfico

O percurso do olhar pelo labirinto: os desafios do leitor contemporâneo (2011)

  • Autores:
  • Autor USP: RIBEIRO, JOANA MARQUES - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLC
  • Assuntos: LEITURA; LITERATURA INFANTOJUVENIL; LITERATURA; CINEMA
  • Palavras-chave do autor: Children's literature and society; Contemporary reader; Leitor contemporâneo; O labirinto do fauno; Pan's labyrinth
  • Idioma: Português
  • Resumo: A presente dissertação visa estudar os processos imbricados no percurso da atividade leitora diante da tessitura das produções artísticas contemporâneas. Para isso, primeiramente apresentaremos aspectos históricos e sociais relacionados às transformações ocorridas no mundo da linguagem e seus suportes, a fim de que possamos conceber a leitura como uma prática cultural que, há tempos, extrapola os limites do verbal. Em seguida, aprofundaremos o estudo compreendendo a leitura em seu caráter perceptivo e cognitivo, tomando como fio condutor o sentido humano da visão e observando como, a partir deste último, a leitura concretiza-se em uma labiríntica ação de olhar, em um complexo movimento interno, mental e cognitivo de busca e produção de sentidos. Procuraremos observar ainda a leitura enquanto atividade individual e única, no que se refere a cada leitura e cada leitor, apresentando reflexões sobre a construção do olhar, ou seja, do ponto de vista de que lança mão o leitor para a leitura dos textos, dos seres, enfim, do mundo que o rodeia. Por fim, analisaremos o filme O Labirinto do Fauno (2006), de Guillermo Del Toro, focalizando as relações estabelecidas entre literatura e cinema e demonstrando como os recursos próprios do cinema, bem como sua inter-relação de códigos e linguagens, concorrem para a construção de sentidos. Concomitantemente, a análise evidenciará desafios impostos ao leitor relacionados às linguagens empregadas mas que as extrapolam. Identificando asespecificidades de cada forma narrativa (literária e cinematográfica) e seu entrelaçamento, observaremos em que medida a compreensão ampla do filme requer por parte do leitor a reconstrução das relações da obra com a sociedade e com outros textos, épocas, lugares e discursos; o desvendamento do texto enquanto forma esteticamente elaborada; e a procura de uma possível interpretação que conceba a obra como um objeto de simbolização do mundo. Assim, por meio da análise, buscaremos identificar modos que parecem marcar o percurso da atividade leitora e o lugar do leitor tendo em vista as formas expressivas de nossa atualidade
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 05.10.2011
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      RIBEIRO, Joana Marques. O percurso do olhar pelo labirinto: os desafios do leitor contemporâneo. 2011. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-31072012-094422/. Acesso em: 16 abr. 2024.
    • APA

      Ribeiro, J. M. (2011). O percurso do olhar pelo labirinto: os desafios do leitor contemporâneo (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-31072012-094422/
    • NLM

      Ribeiro JM. O percurso do olhar pelo labirinto: os desafios do leitor contemporâneo [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 16 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-31072012-094422/
    • Vancouver

      Ribeiro JM. O percurso do olhar pelo labirinto: os desafios do leitor contemporâneo [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 16 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-31072012-094422/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024