Remediação fonológica em escolar com hipotireoidismo congênito (2012)
- Autores:
- Autores USP: GEJÃO, MARIANA GERMANO - FOB ; LAMONICA, DIONISIA APARECIDA CUSIN - FOB
- Unidade: FOB
- Assuntos: HIPOTIREOIDISMO; FONOAUDIOLOGIA; IDADE ESCOLAR
- Idioma: Português
- Resumo: Indivíduos com Hipotireoidismo Congênito (HC) podem apresentar comprometimento no desenvolvimento da comunicação oral/escrita. Os programas de remediação fonológica (PRF) visam maximizar as habilidades fonológicas de crianças com dificuldades de aprendizagem. Este estudo verificou a eficácia de um PRF em uma menina de sete anos e dois meses com diagnóstico de HC e sinais sugestivos de dificuldades de aprendizagem que não apresentava déficits cognitivos, sensoriais e comportamentais. A participante frequentava o segundo ano do ensino fundamental e recebia intervenção fonoaudiológica por 1 ano e 8 meses devido à alterações fonológicas. Foram aplicadas avaliações do processamento fonológico (ABFW Teste de Linguagem Infantil – parte A; Prova de Memória de Trabalho Fonológica (PMTF); Teste de Nomeação Automatizada Rápida (RAN); Perfil de Habilidades Fonológicas – PHF) e do desempenho escolar (Teste de Desempenho Escolar - TDE), antes e após o PRF. A intervenção constou das atividades: identificação do som, da letra e de palavras dentro de frase; identificação e manipulação de sílabas; rima; identificação, discriminação, segmentação, síntese, subtração, substituição e transposição de fonemas. Observou-se que após o PRF a participante passou a realizar testes que antes não realizava, como o TDE e o RAN, entretanto, seu desempenho esteve abaixo do esperado para o segundo ano. Quanto ao processamento fonológico, verificou-se que após o PRF, houve menor produtividade para alguns processos fonológicos (ABFW), melhora no desempenho na PMTF e normalização em tarefas de consciência fonológica (PHF). Após estes procedimentos, foi dada continuidade à terapia fonoaudiológica com enfoque no processamento fonológico e na aprendizagem escolar.Com o PRF, a paciente demonstrou evolução em habilidades do processamento fonológico que propiciaram a capacidade de executar atividades que envolvam a leitura ou escrita de palavras. Verificou-se que o PRF foi efetivo para a intervenção em escolar com HC e sinais de dificuldade de aprendizagem.
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Anais
- Nome do evento: JOFA - Jornada Fonoaudiológica de Bauru "Profª. Drª. Katia Flores Genaro"
-
ABNT
GEJÃO, Mariana Germano e LAMÔNICA, Dionísia Aparecida Cusin. Remediação fonológica em escolar com hipotireoidismo congênito. 2012, Anais.. Bauru: FOB-USP, 2012. . Acesso em: 18 abr. 2024. -
APA
Gejão, M. G., & Lamônica, D. A. C. (2012). Remediação fonológica em escolar com hipotireoidismo congênito. In Anais. Bauru: FOB-USP. -
NLM
Gejão MG, Lamônica DAC. Remediação fonológica em escolar com hipotireoidismo congênito. Anais. 2012 ;[citado 2024 abr. 18 ] -
Vancouver
Gejão MG, Lamônica DAC. Remediação fonológica em escolar com hipotireoidismo congênito. Anais. 2012 ;[citado 2024 abr. 18 ] - Comparação de habilidades auditivas receptivas, expressivas e visuais de indivíduos com hipotireoidismo congênito e fenilcetonúria
- Infantile development and receptive vocabulary abilities in brazilian children with congenital hypothyroidism
- Impacto da fenilcetonúria nas habilidades de leitura e escrita: estudo preliminar
- Habilidades auditivas receptivas, expressivas e visuais em indivíduos com hipotireoidismo congênito e fenilcetonúria: estudo preliminar
- Fenilcetonúria e habilidades de leitura e escrita
- Desempenho comunicativo, motor e cognitivo em criança com Doença de Kawasaki: relato de caso
- Acompanhamento do aleitamento materno no tratamento de crianças com fenilcetonúria
- Psycholinguistic ability in school children with congenital hypothyroidism
- Habilidades de desenvolvimento na encefalocele parieto-occipital à esquerda: importância do engajamento familiar
- Síndrome de Crouzon: impacto no desenvolvimento da linguagem oral e escrita
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas