O estresse infantil e sua relação com o desempenho escolar (2012)
- Authors:
- Autor USP: CRENITTE, PATRICIA ABREU PINHEIRO - FOB
- Unidade: FOB
- Subjects: ESTRESSE; CRIANÇAS; RENDIMENTO ESCOLAR
- Language: Português
- Abstract: Este estudo teve como objetivo verificar a relação entre baixo desempenho escolar e nível de estresse em alunos do 4º ano do Ensino fundamental. Participaram deste estudo 27 escolares do 4º ano do Ensino Fundamental da rede pública da cidade de Mogi Guaçu-SP, de ambos os sexos, entre 9 e 10 anos de idade. Todos os escolares foram submetidos ao Teste de Desempenho Escolar (TDE). Os escolares que apresentaram desempenho inferior no TDE foram submetidos à Escala do Inventário de Stress Infantil (ISS-I), para avaliar o nível de estresse nas quatro dimensões: física, psicológica, psicológica com componentes depressivos e psicofisiológicas. Assim, seis escolares com baixo desempenho escolar responderam ao ISS-I. Dessa forma, não houve sinais significativos de estresse, porém os sintomas psicológicos com componentes depressivos foram prevalentes: não ter vontade de fazer as coisas; ter ficado tímido e envergonhado; as mãos ficarem suadas e não ter fome. Em seguida, observaram-se as reações psicológicas: ficar preocupado com coisas ruins que podem acontecer; se achar feio, ruim, não conseguir aprender as coisas e sentir muito sono. O terceiro componente mais frequente foram as reações físicas: ter andado muito esquecido; o coração bater depressa, mesmo quando não corre ou pula e brigar com a família em casa. A verificação da relação entre o nível de estresse em alunos do 4º ano do Ensino Fundamental foi relevante, pois demonstrou que fatores emocionais podem interferir no desempenho acadêmico. Saber identificar e tratar o problema é muito importante para a prevenção de prejuízos comportamentais que possam atingir os escolares e suas famílias, refletindo no aprendizado.Ressalta-se a necessidade de mais pesquisas na área, a fim de propiciar a redução dos problemas emocionais, e para que as crianças com tais problemas tenham condições de desenvolver habilidades de enfrentamento para a redução dos sintomas e melhoria do aprendizado.
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Anais
- Conference titles: JOFA - Jornada Fonoaudiológica de Bauru "Profª. Drª. Katia Flores Genaro"
-
ABNT
RIBEIRO, Maria de Lourdes et al. O estresse infantil e sua relação com o desempenho escolar. 2012, Anais.. Bauru: FOB-USP, 2012. . Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Ribeiro, M. de L., Gonçalves, T. dos S., Lima, R. F. de, & Crenitte, P. A. P. (2012). O estresse infantil e sua relação com o desempenho escolar. In Anais. Bauru: FOB-USP. -
NLM
Ribeiro M de L, Gonçalves T dos S, Lima RF de, Crenitte PAP. O estresse infantil e sua relação com o desempenho escolar. Anais. 2012 ;[citado 2024 abr. 19 ] -
Vancouver
Ribeiro M de L, Gonçalves T dos S, Lima RF de, Crenitte PAP. O estresse infantil e sua relação com o desempenho escolar. Anais. 2012 ;[citado 2024 abr. 19 ] - Conhecimento dos professores do ensino fundamenteal sobre a gagueira
- Programa de compreensão leitora em adolescentes: tradução e adaptação
- Dificuldade escolar: fator que interfere no hábito de leitura
- Adaptação e normalização da bateria neuropsicológica Luria-Nebraska em crianças de 8 anos e 11 meses
- Dificuldade escolar: fator que interfere no hábito de leitura
- O conhecimento dos professores de 1 a 4 série do ensino fundamental quanto ao distúrbio da linguagem escrita
- Sinais e sintomas sugestivos de TDAH em crianças expostas ao metal chumbo
- Atividades educativas em escolares de Rondônia: relato de experiência
- Avaliação dos transtornos de aprendizagem por meio da Bateria Neuropsicológica Luria-Nebraska
- CD-ROM as a tool for continuing education of elementary school teachers in written language
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas