Porcentagem de consoantes corretas (PCC) em crianças com alterações de linguagem oral (2012)
- Authors:
- USP affiliated authors: NICOLIELO, ANA PAOLA - FOB ; MAXIMINO, LUCIANA PAULA - FOB
- Unidade: FOB
- Subjects: CONSOANTES; LINGUAGEM ORAL; CRIANÇAS
- Language: Português
- Abstract: Há uma grande preocupação com a gravidade das alterações de fala e linguagem de crianças. Estudos apontam a importância dos procedimentos que quantificam o nível de ininteligibilidade de fala e o impacto que este provoca na comunicação. O grau de gravidade do distúrbio varia conforme o número e a qualidade de processos utilizados, podendo ser medido por meio do PCC. Para um diagnóstico preciso e melhor planejamento da intervenção há necessidade do uso de índices de gravidade que estejam associados à classificação perceptiva. O objetivo do presente estudo foi aplicar o índice PCC nos pacientes atendidos na clinica de Linguagem Infantil da FOB/USP. Participaram da pesquisa 11 sujeitos com idade entre 5 e 7 anos. Para cálculo do PCC foi utilizado o protocolo de fonologia do Teste ABFW, foram consideradas somente as consoantes produzidas e não foram contadas consoantes que foram repetidas. O PCC é classificado em: leve - acima de 85%; levemente-moderado – entre 65% e 85%; moderadamente-severo - de 50 a 65% e, severo abaixo de 50%. Os achados evidenciaram que 45,45% dos sujeitos foram classificados como leve; 27,27% como levemente moderado; 9,09% como moderadamente severo e 18,18% como severo. Tais achados mostram que os sujeitos com Distúrbio Fonológico obtiveram uma variação entre leve e levemente moderado, corroborando com estudos da língua inglesa. Entretanto os pacientes com Distúrbio de Linguagem apresentaram um menor índice no PCC variando entre moderadamente severo e severo. Ressalta-se a relevância do índice de gravidade PCC como um marcador da normalização do sistema fonológico podendo ser utilizado como controle comparativo ao longo do tratamento. A utilização do PCC para classificar a gravidade das alterações fonológicas mostrou-se um bom instrumento, tanto como auxiliar no diagnóstico como para o bom acompanhamento do tratamento.
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Anais
- Conference titles: JOFA - Jornada Fonoaudiológica de Bauru "Profª. Drª. Katia Flores Genaro"
-
ABNT
MARTINS, Aline e NICOLIELO, Ana Paola e MAXIMINO, Luciana Paula. Porcentagem de consoantes corretas (PCC) em crianças com alterações de linguagem oral. 2012, Anais.. Bauru: FOB-USP, 2012. . Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Martins, A., Nicolielo, A. P., & Maximino, L. P. (2012). Porcentagem de consoantes corretas (PCC) em crianças com alterações de linguagem oral. In Anais. Bauru: FOB-USP. -
NLM
Martins A, Nicolielo AP, Maximino LP. Porcentagem de consoantes corretas (PCC) em crianças com alterações de linguagem oral. Anais. 2012 ;[citado 2024 mar. 28 ] -
Vancouver
Martins A, Nicolielo AP, Maximino LP. Porcentagem de consoantes corretas (PCC) em crianças com alterações de linguagem oral. Anais. 2012 ;[citado 2024 mar. 28 ] - Relações entre processamento fonológico e alterações de leitura e escrita em crianças com distúrbio específico de linguagem
- Relação entre compreensão leitora e habilidades cognitivas e linguísticas em escolares com distúrbio de aprendizagem
- Desenvolvimento comunicativo em gemelares: estudo de casos
- Evolução do processo terapêutico fonoaudiológico em um caso de distúrbio específico de linguagem
- Asociación entre la percepción de los procesos temporales e de la conciencia fonológica en niños con trastorno específico del lenguaje
- Relações entre consciência sintática e produção de texto em escolares com e sem transtorno de linguagem
- Telepractice: hypermidia system development on phonological therapy for distance learnig
- Characterization of the profile of children with cleft lip and palate treated at the HRAC/USP
- Desempenho dos níveis de linguagem em crianças com atraso da linguagem oral: relato de casos
- Intervenção fonoaudiológica nas síndromes genéticas
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas