Aspectos vocais e impacto dos problemas de voz na qualidade de vida de professores (2012)
- Autores:
- Autores USP: SILVERIO, KELLY CRISTINA ALVES - FOB ; LAURIS, JOSÉ ROBERTO PEREIRA - FOB ; BRASOLOTTO, ALCIONE GHEDINI - FOB
- Unidade: FOB
- Assuntos: VOZ; QUALIDADE DE VIDA; PROFESSORES
- Idioma: Português
- Resumo: Conhecer como o professor percebe uma alteração vocal e seu impacto na qualidade de vida auxilia o desenvolvimento de programas de promoção mais efetivos para assegurar sua saúde. O objetivo do estudo é compreender os aspectos vocais e a limitação/restrição de atividades vocais em professores e verificar se eles se diferem com relação ao tempo de docência, nível de ensino em que lecionam e demanda profissional. Fizeram parte desse estudo 98 professores da rede Municipal de Bauru, 7 homens (7,14%) e 91 mulheres (92,8%), com média de idade de 36,3 anos. Foram analisadas as respostas quanto aos questionários sobre Condições da Voz do Professor (CVP) e Perfil de Participação de Atividade Vocal (PPAV). A maior parte dos professores tem o tempo de docência de 16 a 20 anos (31,6%); leciona para o ensino infantil (30,6%); e de 10 a 20 horas/semana (31,6%). A pontuação do PPAV indicou média de escore total de 30,8cm, da limitação nas atividades de 9,13cm e restrição de participação de 8,93cm. Houve correlação negativa entre o nível de ensino e os sintomas vocais: rouquidão (r=-0,22;p=0,031), falha na voz (r=-0,26;p=0,010) e voz variando grossa/fina (r=-0,29;p=0,005), bem como as sensações de pigarro (r=-0,21;p=0,036), tosse seca (r=-0,26;p=0,010), ardor na garganta (r=-0,24;p=0,016) e garganta seca (r=-0,22;p=0,029). O tempo de docência correlacionou-se positivamente com o sintoma voz grossa (r=0,21; p=0,037) e negativamente com a sensação secreção/catarro na garganta (r=-0,21;p=0,039). A demanda vocal correlacionou-se com o sintoma de perda da voz (r=0,23;p=0,024). Os professores de ensino infantil são os que mais se queixam de sintomas e sensações vocais, o tempo de docência e a demanda vocal aumentam as queixas vocais. O tempo de docência, a demanda vocal e o nível de ensino não interferem na limitação/restrição de atividades vocais.
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Anais
- Nome do evento: JOFA - Jornada Fonoaudiológica de Bauru "Profª. Drª. Katia Flores Genaro"
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ABNT
GONÇALVES, Liliane de Oliveira et al. Aspectos vocais e impacto dos problemas de voz na qualidade de vida de professores. 2012, Anais.. Bauru: FOB-USP, 2012. . Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Gonçalves, L. de O., Marinello, J. G., Silvério, K. C. A., Lauris, J. R. P., & Brasolotto, A. G. (2012). Aspectos vocais e impacto dos problemas de voz na qualidade de vida de professores. In Anais. Bauru: FOB-USP. -
NLM
Gonçalves L de O, Marinello JG, Silvério KCA, Lauris JRP, Brasolotto AG. Aspectos vocais e impacto dos problemas de voz na qualidade de vida de professores. Anais. 2012 ;[citado 2024 abr. 19 ] -
Vancouver
Gonçalves L de O, Marinello JG, Silvério KCA, Lauris JRP, Brasolotto AG. Aspectos vocais e impacto dos problemas de voz na qualidade de vida de professores. Anais. 2012 ;[citado 2024 abr. 19 ] - Dor musculoesquelética em mulheres disfônicas
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