Exportar registro bibliográfico

Nos domínios de Exu e Xangô o Axé nunca se quebra: transformações históricas em religiões afro-brasileiras. São Paulo e Maceió (1970-2000) (2012)

  • Autores:
  • Autor USP: SANTOS, IRINEIA MARIA FRANCO DOS - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLH
  • Assuntos: RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS; CULTURA AFRO-BRASILEIRA; NEGROS (CULTURA;HISTÓRIA); MOVIMENTOS SOCIAIS
  • Palavras-chave do autor: Afro-Brazilian History; História Afro-Brasileira; História da Cultura Negra; History of Black Culture
  • Idioma: Português
  • Resumo: Esta tese apresenta uma análise sobre as transformações históricas nas religiões afro-brasileiras (Candomblé e Umbanda) em São Paulo e Maceió, no período 1970 a 2000. Procurou-se analisar tais transformações em suas relações internas e externas, dos terreiros e tendas entre si e com o ambiente social, político e econômico em que estavam inseridos. Foram identificadas como as transformações mais relevantes aquelas que dizem respeito: (1) às relações estabelecidas com os espaços e as instituições públicos, sagrados e profanos na grande cidade; (2) ao aumento da perseguição por parte das igrejas neopentecostais; (3) à folclorização das religiões afro-brasileiras; (4) aos conflitos internos a respeito do acesso aos segredos dos cultos e da transmissão dos conhecimentos mágico-religiosos; (5) às mudanças e adaptações realizadas nos rituais afro-brasileiros expressos como contradições entre tradição e a inovação litúrgica e o papel dos gêneros masculinos e femininos neles; e, (6) ao aumento de ações de valorização e resgate da memória e história da presença religiosa negra nesses locais. A ideia central defendida sobre tais transformações seria a de que a preocupação de suas lideranças com a perda ou a quebra do axé, ou seja, sobre a possibilidade de continuar a reprodução no longo prazo das religiões afro-brasileiras, não poderia ser compreendida sem levar em consideração os elementos estruturais das mesmas. A cosmovisão e a ideologia religiosa afro-brasileira constituíram-se noBrasil como recriações continuadas. Nelas as rupturas de processo, os confrontos e a luta política pela existência dos cultos, manteve uma criatividade renovadora das formas (estratégias) como essas religiões se estabeleceram e se mantiveram nos espaços urbanos no Nordeste e no Sudeste. Por outro lado, os processos de urbanização e modernização capitalista em São Paulo e Maceió tenderam a acelerar tais mudanças e a criar inseguranças sobre os modelos de culto que poderiam se adequar a esses ambientes. O estudo histórico de tais religiões deveria levar em conta as forças simbólicas e ideológicas expressas nas suas mitologias, como metáforas explicativas dos seus mecanismos de funcionamento religioso, construídos e reconstruídos continuamente. Por fim, ao se afirmar e refletir a historicidade das religiões afro-brasileiras espera-se contribuir para a criação de referências para o seu estudo e para a desconstrução da subalternização e das concepções racistas ainda prevalecentes na historiografia brasileira
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 07.05.2012
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      SANTOS, Irineia Maria Franco dos. Nos domínios de Exu e Xangô o Axé nunca se quebra: transformações históricas em religiões afro-brasileiras. São Paulo e Maceió (1970-2000). 2012. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-01082012-095527/. Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Santos, I. M. F. dos. (2012). Nos domínios de Exu e Xangô o Axé nunca se quebra: transformações históricas em religiões afro-brasileiras. São Paulo e Maceió (1970-2000) (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-01082012-095527/
    • NLM

      Santos IMF dos. Nos domínios de Exu e Xangô o Axé nunca se quebra: transformações históricas em religiões afro-brasileiras. São Paulo e Maceió (1970-2000) [Internet]. 2012 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-01082012-095527/
    • Vancouver

      Santos IMF dos. Nos domínios de Exu e Xangô o Axé nunca se quebra: transformações históricas em religiões afro-brasileiras. São Paulo e Maceió (1970-2000) [Internet]. 2012 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-01082012-095527/


Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024