Exportar registro bibliográfico

A contribuição do mecanismo de desenvolvimento limpo no aterro sanitário bandeirantes para o desenvolvimento sustentável local: uma análise a partir de discursos e depoimentos (2011)

  • Authors:
  • Autor USP: LEFÈVRE, GUILHERME BORBA - PROCAM
  • Unidade: PROCAM
  • Subjects: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL; ATERROS SANITÁRIOS
  • Keywords: MECANISMOS DE DESENVOLVIMENTO LIMPO
  • Language: Português
  • Abstract: O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) do Protocolo de Quioto permite que países sem metas obrigatórias de redução de emissão de gases de efeito estufa (GEE), como o Brasil, desenvolvam Projetos MDL e, em troca, recebam um retorno financeiro na forma de créditos de carbono. Projetos MDL têm dois objetivos: obter uma redução na emissão de GEE e contribuir para o desenvolvimento sustentável do País anfitrião. Por não ser monitorada ou fiscalizada, pouco se sabe sobre a real contribuição do MDL para o desenvolvimento sustentável no Brasil. O objetivo deste trabalho é pesquisar a contribuição do Projeto MDL do Aterro Sanitário Bandeirantes na Cidade de São Paulo para o desenvolvimento sustentável local. Depoimentos de cem moradores da área ao entorno do Aterro foram coletados e, com este material, foram construídos trinta discursos coletivos, utilizando a Metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo. Os discursos contêm opiniões e percepções sobre mudanças na região desde o início deste Projeto (2003). Conclui-se que o Projeto MDL no Aterro Sanitário Bandeirantes está proporcionando uma contribuição significativa para o desenvolvimento da região. Porém, este desenvolvimento não é necessariamente sustentável. A maioria das contribuições não difere de ações de desenvolvimento comumente adotadas. Partindo do pressuposto de que desenvolvimento sustentável significa uma quebra com o paradigma de desenvolvimento vigente, questiona-se aqui a maneira como o recurso advindo deste Projeto está sendo investido. Instrumentos para o desenvolvimento sustentável não podem ser criados somente a partir de práticas tradicionais de planejamento. Assim, perde-se a oportunidade de investir em ações diferenciadas, enfocando em modelos de desenvolvimento que fogem dos padrões usualmente adotados.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 21.11.2011

  • How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      LEFÉVRE, Guilherme Borba. A contribuição do mecanismo de desenvolvimento limpo no aterro sanitário bandeirantes para o desenvolvimento sustentável local: uma análise a partir de discursos e depoimentos. 2011. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. . Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Lefévre, G. B. (2011). A contribuição do mecanismo de desenvolvimento limpo no aterro sanitário bandeirantes para o desenvolvimento sustentável local: uma análise a partir de discursos e depoimentos (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Lefévre GB. A contribuição do mecanismo de desenvolvimento limpo no aterro sanitário bandeirantes para o desenvolvimento sustentável local: uma análise a partir de discursos e depoimentos. 2011 ;[citado 2024 abr. 19 ]
    • Vancouver

      Lefévre GB. A contribuição do mecanismo de desenvolvimento limpo no aterro sanitário bandeirantes para o desenvolvimento sustentável local: uma análise a partir de discursos e depoimentos. 2011 ;[citado 2024 abr. 19 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024