Curso a distância de redação científica na Língua Inglesa na área de anomalias craniofaciais (2011)
- Autores:
- Autor USP: CARVALHO, FERNANDA RIBEIRO PINTO DE - HRAC
- Unidade: HRAC
- Assuntos: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; LÍNGUA INGLESA; ANOMALIA CRANIOFACIAL
- Idioma: Português
- Resumo: Introdução: A importância da Língua Inglesa para a ciência é indiscutível e a comunidade científica deve ter o aprendizado desta como base para sua internacionalização. Objetivos: O objetivo deste estudo foi elaborar e avaliar um curso a distância de suporte de escrita científica para a redação de abstracts na Língua Inglesa, na área de Anomalias Craniofaciais. Métodos: O curso foi desenvolvido em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) disponibilizado pela Universidade de São Paulo, por meio do Sistema de gerenciamento de cursos Moodle versão 1.5.2+. O material didático do curso, assim como seus exercícios e textos de fundamentação foram elaborados pela pesquisadora, com base na linguagem técnica - cientifica na área em estudo, a partir de uma análise detalhada da linguagem científica utilizada em teses, dissertações e artigos internacionais, publicados nos principais periódicos internacionais e livros de redação científica na Língua Inglesa. Quarenta alunos e profissionais do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais participaram do estudo respondendo a um questionário intitulado Ficha de Pesquisa Motivacional (FPM), utilizado para avaliar a motivação dos alunos em realizar o curso antes de se matricularem. Resultados: O curso foi elaborado em quatro tópicos principais, divididos ao longo de quatro semanas. O conteúdo do curso englobava exercícios, textos e dicas sobre os princípios gerais de uma boa redação científica em Inglês, assim como, a aplicação destes princípios. Os resultados indicaram que os alunos ficaram satisfeitos com a forma de apresentação e elaboração do curso em EaD, classificando o mesmo como impressionante. Conclusão: O Curso a distância desenvolvido mostrou ser uma ferramenta motivadora para a realidade profissional da população avaliada
- Imprenta:
- Data da defesa: 16.12.2011
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ABNT
CARVALHO, Fernanda Ribeiro Pinto de. Curso a distância de redação científica na Língua Inglesa na área de anomalias craniofaciais. 2011. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Bauru, 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/61/61132/tde-23022012-151640/. Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Carvalho, F. R. P. de. (2011). Curso a distância de redação científica na Língua Inglesa na área de anomalias craniofaciais (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Bauru. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/61/61132/tde-23022012-151640/ -
NLM
Carvalho FRP de. Curso a distância de redação científica na Língua Inglesa na área de anomalias craniofaciais [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/61/61132/tde-23022012-151640/ -
Vancouver
Carvalho FRP de. Curso a distância de redação científica na Língua Inglesa na área de anomalias craniofaciais [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/61/61132/tde-23022012-151640/
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