Exportar registro bibliográfico

Curso a distância de redação científica na Língua Inglesa na área de anomalias craniofaciais (2011)

  • Autores:
  • Autor USP: CARVALHO, FERNANDA RIBEIRO PINTO DE - HRAC
  • Unidade: HRAC
  • Assuntos: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; LÍNGUA INGLESA; ANOMALIA CRANIOFACIAL
  • Idioma: Português
  • Resumo: Introdução: A importância da Língua Inglesa para a ciência é indiscutível e a comunidade científica deve ter o aprendizado desta como base para sua internacionalização. Objetivos: O objetivo deste estudo foi elaborar e avaliar um curso a distância de suporte de escrita científica para a redação de abstracts na Língua Inglesa, na área de Anomalias Craniofaciais. Métodos: O curso foi desenvolvido em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) disponibilizado pela Universidade de São Paulo, por meio do Sistema de gerenciamento de cursos Moodle versão 1.5.2+. O material didático do curso, assim como seus exercícios e textos de fundamentação foram elaborados pela pesquisadora, com base na linguagem técnica - cientifica na área em estudo, a partir de uma análise detalhada da linguagem científica utilizada em teses, dissertações e artigos internacionais, publicados nos principais periódicos internacionais e livros de redação científica na Língua Inglesa. Quarenta alunos e profissionais do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais participaram do estudo respondendo a um questionário intitulado Ficha de Pesquisa Motivacional (FPM), utilizado para avaliar a motivação dos alunos em realizar o curso antes de se matricularem. Resultados: O curso foi elaborado em quatro tópicos principais, divididos ao longo de quatro semanas. O conteúdo do curso englobava exercícios, textos e dicas sobre os princípios gerais de uma boa redação científica em Inglês, assim como, a aplicação destes princípios. Os resultados indicaram que os alunos ficaram satisfeitos com a forma de apresentação e elaboração do curso em EaD, classificando o mesmo como impressionante. Conclusão: O Curso a distância desenvolvido mostrou ser uma ferramenta motivadora para a realidade profissional da população avaliada
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 16.12.2011
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      CARVALHO, Fernanda Ribeiro Pinto de. Curso a distância de redação científica na Língua Inglesa na área de anomalias craniofaciais. 2011. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Bauru, 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/61/61132/tde-23022012-151640/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Carvalho, F. R. P. de. (2011). Curso a distância de redação científica na Língua Inglesa na área de anomalias craniofaciais (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Bauru. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/61/61132/tde-23022012-151640/
    • NLM

      Carvalho FRP de. Curso a distância de redação científica na Língua Inglesa na área de anomalias craniofaciais [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/61/61132/tde-23022012-151640/
    • Vancouver

      Carvalho FRP de. Curso a distância de redação científica na Língua Inglesa na área de anomalias craniofaciais [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/61/61132/tde-23022012-151640/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024