Pseudo-história e ensino de ciências: o caso Robert Hooke (1635-1703) (2012)
- Autores:
- Autor USP: PRESTES, MARIA ELICE DE BRZEZINSKI - IB
- Unidade: IB
- DOI: 10.7594/revbio.09.02.07
- Assuntos: BIOLOGIA (HISTÓRIA); LIVRO DIDÁTICO
- Idioma: Português
- Resumo: Esta pesquisa utiliza análise de componentes característicos de narrativas míticas em trechos históricos de livros didáticos. A presença desses componentes é indicadora de o que Douglas Allchin denomina “pseudo-história”, que deve ser evitada no ensino de ciências. O episódio histórico analisado foi o da observação da cortiça realizada por Robert Hooke no século XVII em livros didáticos de biologia, aprovados no PNLEM/2009. Os resultados encontrados mostram que embora contribua à discussão metacientífica, a proposta de Allchin parece insuficiente quando aplicada sobre materiais muito breves, sendo necessário um estudo aprofundado do episódio histórico em questão
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Revista da Biologia
- ISSN: 1984-5154
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 9, n. 2, p. 35-42, dez. 2012
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo NÃO é de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: closed
-
ABNT
TAVARES, Taysy Fernandes e PRESTES, Maria Elice Brzezinski. Pseudo-história e ensino de ciências: o caso Robert Hooke (1635-1703). Revista da Biologia, v. 9, n. 2, p. 35-42, 2012Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.7594/revbio.09.02.07. Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Tavares, T. F., & Prestes, M. E. B. (2012). Pseudo-história e ensino de ciências: o caso Robert Hooke (1635-1703). Revista da Biologia, 9( 2), 35-42. doi:10.7594/revbio.09.02.07 -
NLM
Tavares TF, Prestes MEB. Pseudo-história e ensino de ciências: o caso Robert Hooke (1635-1703) [Internet]. Revista da Biologia. 2012 ; 9( 2): 35-42.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.7594/revbio.09.02.07 -
Vancouver
Tavares TF, Prestes MEB. Pseudo-história e ensino de ciências: o caso Robert Hooke (1635-1703) [Internet]. Revista da Biologia. 2012 ; 9( 2): 35-42.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.7594/revbio.09.02.07 - O tratamento dado à História da Biologia nos livros didáticos brasileiros recomendados pelo PNLEM-2007: análise das contribuições de Gregor Mendel
- Comparação da aplicabilidade das ferramentas, VNOS-C e VOSE, para obtenção das concepções de alunos do IB/USP acerca da Natureza da Ciência
- Lazzaro Spallanzani e a criação da disciplina de História Natural na Universidade de Pavia, em 1769
- Traduções de fontes primárias da história da biologia: metas, requesitos e desafios
- Discussões de Lazzaro Spallanzani sobre a origem e constituição dos fósseis
- As explicações de Lazzaro Spallanzani sobre a origem e constituição dos fósseis
- Mitos científicos em trechos históricos de livros didáticos de biologia: a observação da cortiça por Robert Hooke
- Experimentos e concepções de Francesco Redi sobre a geração de insetos e plantas: outra pseudo-história a ser corrigida em livros didáticos
- Uso de modelos na ciência e no ensino de ciências
- Lazzaro Spallanzani e os fósseis da Ilha Grega de Citera
Informações sobre o DOI: 10.7594/revbio.09.02.07 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas