Evaluation of an educational technology regarding clinical evaluation of preterm newborns (2013)
- Autores:
- Autores USP: FONSECA, LUCIANA MARA MONTI - EERP ; LEITE, ADRIANA MORAES - EERP ; SANTOS, CLAUDIA BENEDITA DOS - EERP ; LIMA, REGINA APARECIDA GARCIA DE - EERP ; SCOCHI, CARMEN GRACINDA SILVAN - EERP
- Unidade: EERP
- DOI: 10.1590/S0104-11692013000100011
- Assuntos: ENFERMAGEM (EDUCAÇÃO); ENFERMAGEM NEONATAL; BEBÊ PREMATURO; SOFTWARES
- Idioma: Inglês
- Resumo: OBJETIVO: Avaliar um programa de computador educacional, a partir da visão dos alunos, desenvolvido como uma ferramenta para auxiliar professores e estudantes no ensino e aprendizagem sobre o tema enfermagem neonatal. MÉTODO: O estudo consiste na avaliação de conteúdo e das simulações contempladas no programa de computador. No total, participaram 57 graduandos em enfermagem vinculados a cinco universidades públicas brasileiras. RESULTADOS: A avaliação de impressão geral do software foi altamente satisfatória, sendo que 82,4% da amostra caracterizaram o programa de computador como muito importante para o ensino. A maior parte do conteúdo foi avaliada como boa ou muito boa. Foram consideradas as sugestões e comentários dos participantes como cruciais para o aprimoramento e adequação do software em sua nova versão. CONCLUSÃO: Os resultados mostram que o produto está adequado para ser utilizado no ensino de enfermagem neonatal e capacitação de enfermeiros sobre a semiotécnica e semiologia do recém-nascido pré-termo, inserido no referencial pedagógico das metodologias ativasOBJETIVO: Evaluar un software educativo desarrollado como una herramienta para ayudar a profesores y estudiantes de enfermería neonatal en la enseñanza y el aprendizaje a través del punto de vista y evaluación por parte de los estudiantes. MÉTODO: El estudio consiste en la evaluación del contenido y las simulaciones abordadas en el software. Participaron en total 57 estudiantes de pregrado universitario afiliados a cinco universidades públicas brasileñas. RESULTADOS: La evaluación de la impresión general que tuvieron los estudiantes respecto del software fue altamente satisfactoria, ya que el 82,4% de la muestra consideró el software como una herramienta muy importante para el proceso de enseñanza. La mayoría del contenido fue considerado como bueno o muy bueno. Las sugerencias y comentarios de los participantes fueron considerados, lo cual fue crucial para la mejora y la adaptación de la nueva versión del software. CONCLUSIÓN: dentro del los métodos activos del marco pedagógico, los resultados muestran que el producto es adecuado para su uso en la enseñanza de enfermería neonatal y para la formación de técnicas de enfermería para examen físico y semiología de los recién nacidos prematuros
- Imprenta:
- Local: Ribeirão Preto
- Data de publicação: 2013
- Fonte:
- Título do periódico: Revista Latino-Americana de Enfermagem
- ISSN: 0104-1169
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 21, n. 1, p. 363-370, 2013
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
FONSECA, Luciana Mara Monti et al. Evaluation of an educational technology regarding clinical evaluation of preterm newborns. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 21, n. 1, p. 363-370, 2013Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-11692013000100011. Acesso em: 25 abr. 2024. -
APA
Fonseca, L. M. M., Aredes, N. D. 'A., Leite, A. M., Santos, C. B. dos, Lima, R. A. G. de, & Scochi, C. G. S. (2013). Evaluation of an educational technology regarding clinical evaluation of preterm newborns. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 21( 1), 363-370. doi:10.1590/S0104-11692013000100011 -
NLM
Fonseca LMM, Aredes ND'A, Leite AM, Santos CB dos, Lima RAG de, Scochi CGS. Evaluation of an educational technology regarding clinical evaluation of preterm newborns [Internet]. Revista Latino-Americana de Enfermagem. 2013 ; 21( 1): 363-370.[citado 2024 abr. 25 ] Available from: https://doi.org/10.1590/S0104-11692013000100011 -
Vancouver
Fonseca LMM, Aredes ND'A, Leite AM, Santos CB dos, Lima RAG de, Scochi CGS. Evaluation of an educational technology regarding clinical evaluation of preterm newborns [Internet]. Revista Latino-Americana de Enfermagem. 2013 ; 21( 1): 363-370.[citado 2024 abr. 25 ] Available from: https://doi.org/10.1590/S0104-11692013000100011 - O uso de tecido flanelado sobre incubadoras: a repercussão nos níveis de ruído
- Cuidado com os cuidadores de recém-nascidos internados em unidade de terapia intensiva: um caminho em construção
- Percepções de mães de prematuros acerca da vivência em um programa educativo
- Os valores organizacionais e a sobrecarga de trabalho em profissionais de cinco unidades neonatais brasileiras
- Adesão à iniciativa Hospital Amigo da Criança para unidades neonatais em um Hospital Universitário do interior de São Paulo
- Aleitamento materno em prematuros na alta de Hospital Amigo da Criança e no domicílio
- Implantação da iniciativa Hospital Amigo da Criança para unidades neonatais (IHAC-NEO): relato de experiência
- Validação do conteúdo de um instrumento para avaliação da prontidão do prematuro para início da alimentação oral
- Comunicação na sistemática de controle de ruídos nas incubadoras de unidades neonatais de um hospital universitário
- Efetividade da sacarose no alívio da dor na vacinação de prematuros
Informações sobre o DOI: 10.1590/S0104-11692013000100011 (Fonte: oaDOI API)
Download do texto completo
Tipo | Nome | Link | |
---|---|---|---|
002349785.pdf | Direct link |
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas