Avaliação do conteúdo e design de uma ferramenta hipermídia para promoção da saúde auditiva em jovens usuários de dispositivos portáteis individuais (2013)
- Autores:
- Autor USP: LOPES, ANDRÉA CINTRA - FOB
- Unidade: FOB
- Assuntos: HIPERMÍDIA; PERDA AUDITIVA; EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
- Idioma: Português
- Resumo: Introdução: Muitos estudos são realizados acerca do ruído ocupacional, porém não há tantos estudos com jovens expostos a níveis sonoros elevados nas mesmas proporções. O termo perda auditiva induzida pela música (PAIM) agora é usado para uma condição semelhante à perda auditiva induzida pelo ruído (PAIR), pois ambos são caracterizados por um entalhe na região de 4000 a 6000 Hz e seu progresso é proporcional às condições de exposição. Para que haja a mudança de atitude e comportamento, a promoção da saúde auditiva é de extrema importância e as ações de teleducação representam uma alternativa interativa e eficaz como estratégia de disseminação de conhecimento sobre o uso adequado dos dispositivos sonoros portáteis individuais. Uma vez instalada, a perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados (PAINPSE) não pode ser tratada e, portanto, a adoção de métodos de prevenção específica precisam ser desenvolvidos, pesquisados e aplicados. Objetivo: avaliar o conteúdo e design de uma ferramenta hipermídia criada para a promoção da saúde auditiva em jovens usuários de dispositivos sonoros portáteis individuais. Metodologia: Foram convidados três grupos de profissionais para avaliar vários aspectos do material sendo que o Grupo I constituía-se de 2 fonoaudiólogas da área de audiologia, o Grupo II formado por 1 profissional da Educação à Distância e o Grupo III foi composto por 2 designers. O instrumento de avaliação escolhido para todos os grupos foi o “Avaliação do Conteúdo e Design”, composto por cinco questões, cada qual com diferentes subitens, que abordam os seguintes aspectos: apresentação e qualidade do conteúdo, qualidade audiovisual, adequação ao público alvo e informações disponibilizadas nos quais tinham a opção de julgá-los como “insatisfatório”, “razoável”, ”satisfatório” ou “excelente”Resultados: No que se refere ao item “apresentação e qualidade do conteúdo”, seus subitens “abrangência”, “vocabulário”, “sequência instrucional dos tópicos – organização do conteúdo” e “forma de apresentação dos conceitos” estes foram classificados como “satisfatório” e/ou “excelente”. Quanto aos subitens relacionados à “qualidade audiovisual”, sendo eles “qualidade das figuras”, “qualidade dos vídeos” e “qualidade das animações”, também foram julgados como “satisfatório” e/ou “excelente”. Em relação à “adequação ao público alvo”, todos julgaram como sendo “adequado”. E no último item, que se refere às “informações disponibilizadas”, incluindo seus subitens “confiabilidade”, “atualização”, “fontes de pesquisa” e “ortografia e gramática”, com exceção do subitem “ortografia e gramática” que recebeu uma avaliação como sendo “razoável”, todos os outros foram julgados como “satisfatório” e/ou “excelente, assim como as outras quatro avaliações do subitem “ortografia e gramática”. Conclusão: A ferramenta avaliada mostrou-se adequada para o público alvo, demonstrando ser capaz de orientar a utilização adequada dos dispositivos sonoros individuais e conscientizar quanto aos riscos da perda auditiva precoce como consequência da música em intensidade e tempo de exposição excessivos. O CD será disponibilizado no programa nacional de Telessaúde, no projeto de Jovens Doutores para que seja avaliada sua eficácia junto aos adolescentes
- Imprenta:
- Editora: São Paulo
- Local: Academia Brasileira de Audiologia
- Data de publicação: 2013
- Fonte:
- Título do periódico: Anais Científicos
- ISSN: 1983-179X
- Nome do evento: Encontro Internacional de Audiologia
-
ABNT
ARRUDA, Caroline Cristina Paes de e LOPES, Andréa Cintra. Avaliação do conteúdo e design de uma ferramenta hipermídia para promoção da saúde auditiva em jovens usuários de dispositivos portáteis individuais. 2013, Anais.. Academia Brasileira de Audiologia: São Paulo, 2013. . Acesso em: 20 abr. 2024. -
APA
Arruda, C. C. P. de, & Lopes, A. C. (2013). Avaliação do conteúdo e design de uma ferramenta hipermídia para promoção da saúde auditiva em jovens usuários de dispositivos portáteis individuais. In Anais Científicos. Academia Brasileira de Audiologia: São Paulo. -
NLM
Arruda CCP de, Lopes AC. Avaliação do conteúdo e design de uma ferramenta hipermídia para promoção da saúde auditiva em jovens usuários de dispositivos portáteis individuais. Anais Científicos. 2013 ;[citado 2024 abr. 20 ] -
Vancouver
Arruda CCP de, Lopes AC. Avaliação do conteúdo e design de uma ferramenta hipermídia para promoção da saúde auditiva em jovens usuários de dispositivos portáteis individuais. Anais Científicos. 2013 ;[citado 2024 abr. 20 ] - Sigilo e confidencialidade em telefonoaudiologia: revisão integrativa
- Perfil audiológico de jovens: exposição a música amplificada
- Ruído em odontologia: interferência na saúde auditiva
- Investigação dos limiares de audibilidade nas frequências ultra-altas em coristas
- Avaliação audiológica em trabalhadores expostos a música amplificada
- Investigação dos limiares de freqüencia ultra-altas em sujeitos portadores de perda condutiva
- Avaliação audiológica em professores de academias de ginástica e aplicação de questionário específico sobre os efeitos do ruído na audição desses profissionais
- Investigação do perfil audiológico de músicos
- Procedimentos subjetivos para avaliação audiológica em bebês: uso na rotina clínica
- Investigação dos limiares em audibilidade de bebês de 6 a 24 meses de idade
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas