Jogos de raciocínio lógico-matemático em alunos da Escola Fundamental II (2013)
- Autores:
- Autor USP: QUEIROGA, TALITA LIMA - IP
- Unidade: IP
- Sigla do Departamento: PSA
- Assuntos: JOGOS; PENSAMENTO LÓGICO; MATEMÁTICA; CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
- Idioma: Português
- Resumo: Jogos e situações-problema podem ser utilizados para desafiar e estimular os alunos, podendo ser recursos úteis para uma aprendizagem diferenciada e significativa. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo proporcionar a prática de dois jogos - o Kenken e o Feche a Caixa - em 10 oficinas para alunos da Escola Fundamental II. Nessas oficinas a pesquisadora observou como os alunos utilizavam seu raciocínio lógico-matemático para solucionar jogos e situações-problema, argumentavam suas respostas e lidavam com erros e acertos. A pesquisadora buscou compreender o que era jogo e o que era raciocínio lógico-matemático a partir do referencial teórico piagetiano. A análise dos dados foi feita com base no desempenho de cada participante nas diferentes atividades propostas, focando principalmente nas estratégias utilizadas, nos erros cometidos e no comportamento dos alunos frente aos desafios. Os resultados apontaram que os alunos aprenderam a jogar de acordo com as regras e objetivos e também desenvolveram algumas boas estratégias, mas não conseguiram dominar um dos jogos de forma lógica. Entretanto, foi possível inferir que esses jogos se mostraram bons instrumentos para fortalecer os processos de aprendizagem, pois envolviam conhecimentos matemáticos, aritméticos, geométricos e lógicos, além de serem bastante motivadores
- Imprenta:
- Data da defesa: 24.01.2013
-
ABNT
QUEIROGA, Talita Lima. Jogos de raciocínio lógico-matemático em alunos da Escola Fundamental II. 2013. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-09042013-110944/. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Queiroga, T. L. (2013). Jogos de raciocínio lógico-matemático em alunos da Escola Fundamental II (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-09042013-110944/ -
NLM
Queiroga TL. Jogos de raciocínio lógico-matemático em alunos da Escola Fundamental II [Internet]. 2013 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-09042013-110944/ -
Vancouver
Queiroga TL. Jogos de raciocínio lógico-matemático em alunos da Escola Fundamental II [Internet]. 2013 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-09042013-110944/
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas