Questionário para monitoramento do desenvolvimento auditivo e de linguagem no primeiro ano de vida (2013)
- Authors:
- USP affiliated authors: ALVARENGA, KATIA DE FREITAS - FOB ; ARAUJO, ELIENE SILVA - HRAC ; BEVILACQUA, MARIA CECILIA - FOB
- Unidades: FOB; HRAC
- DOI: 10.1590/S2317-17822013000100004
- Subjects: MONITORAMENTO; PERDA AUDITIVA; TRIAGEM; QUESTIONÁRIOS; SAÚDE DA FAMÍLIA; AUDIOLOGIA
- Language: Português
- Abstract: Objetivo: Validar um questionário de monitoramento do desenvolvimento da função auditiva e de linguagem, aplicado por agentes comunitários de saúde no primeiro ano de vida. Métodos: Setenta e seis agentes comunitários de saúde, capacitados previamente em saúde auditiva infantil, aplicaram o questionário às famílias de 304 crianças de 0 a 1 ano de idade. O questionário constitui-se de questões sobre o desenvolvimento da função auditiva e da linguagem, sendo que para todas as faixas etárias possui a questão “Seu filho ouve bem?”. A validade do questionário foi averiguada por meio da análise das taxas de falso-positivo e falso-negativo das crianças investigadas por ele. Para tanto, foi utilizado um estudo duplo-cego em que todas as crianças investigadas pelo questionário foram submetidas à avaliação audiológica realizada por fonoaudiólogos. Resultados: Foram diagnosticadas quatro crianças (1,32%) com perda auditiva sensorioneural, sendo duas unilaterais e 69 crianças (22,7%) com perda auditiva condutiva. O questionário de acompanhamento demonstrou especificidade de 96% e sensibilidade de 67%, com taxa de falso-negativo de 33%, por não identificar as perdas auditivas unilaterais, e falso-positivo de 4%. Conclusão: A utilização do questionário proposto mostrou-se viável e pertinente às ações desenvolvidas pelos agentes comunitários de saúde da Estratégia de Saúde da Família, demonstrando alta especificidade e moderada sensibilidade. A utilização do instrumento validado deve ser considerada como forma complementar aos Programas de Triagem Auditiva Neonatal, a fim de identificar as alterações auditivas de caráter adquirido ou de início tardio.
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ABNT
ALVARENGA, Kátia de Freitas et al. Questionário para monitoramento do desenvolvimento auditivo e de linguagem no primeiro ano de vida. CoDAS, v. 25, n. 1, p. 16-21, 2013Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/S2317-17822013000100004. Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Alvarenga, K. de F., Araújo, E. S., Melo, T. M. de, Martinez, M. A. N., & Bevilacqua, M. C. (2013). Questionário para monitoramento do desenvolvimento auditivo e de linguagem no primeiro ano de vida. CoDAS, 25( 1), 16-21. doi:10.1590/S2317-17822013000100004 -
NLM
Alvarenga K de F, Araújo ES, Melo TM de, Martinez MAN, Bevilacqua MC. Questionário para monitoramento do desenvolvimento auditivo e de linguagem no primeiro ano de vida [Internet]. CoDAS. 2013 ; 25( 1): 16-21.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.1590/S2317-17822013000100004 -
Vancouver
Alvarenga K de F, Araújo ES, Melo TM de, Martinez MAN, Bevilacqua MC. Questionário para monitoramento do desenvolvimento auditivo e de linguagem no primeiro ano de vida [Internet]. CoDAS. 2013 ; 25( 1): 16-21.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.1590/S2317-17822013000100004 - Influência do componente condutivo nos limiares do potencial evocado auditivo de estado estável em crianças com perda auditiva de grau severo e profundo
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Informações sobre o DOI: 10.1590/S2317-17822013000100004 (Fonte: oaDOI API)
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